O 10° Santos Film Fest estreia Mostra Nacional e sessões infantis com diversidade cultural

No terceiro dia do festival, Aline Pereira realiza palestra na Universidade Católica de Santos, sessões infantis estreiam no Instituto Arte no Dique, houve sessão da mostra nacional no Sesc Santos e mostra humanidades no Cine Arte Posto 4 e na Cinemateca de Santos

O terceiro dia do 10° Santos Film Fest teve sua abertura nos bairros, com o início das sessões infantis e exibições no Cine Arte Posto 4.

Nesta quinta-feira (20), o evento teve a palestra de Aline Pereira, editora de plataforma do Portal Adoro Cinema. A Universidade Católica de Santos recebeu um público expressivo, que teve a oportunidade de conhecer mais sobre a maior plataforma de cinema da América Latina.

As crianças da Zona Noroeste puderam desfrutar da sessão infantil com direito a pipoca e muitos filmes, em dois períodos, manhã e tarde, “Eu fiquei muito feliz em poder assistir a Turma da Mônica e ainda poder comer três saquinhos de pipoca” comentou alegremente uma das crianças espectadoras.

As primeiras sessões infantis deste ano no festival, ocorreram no Instituto Arte no Dique. Na manhã, aproximadamente 100 crianças se se divertiram assistindo “Coaxo” de Cecília Martinez e um filme da Turma da Mônica Toy.

Crianças assistindo ao filme Turma da Mônica Toy no Instituto Arte no Dique
Foto: Nice Gonçalves

À tarde, a programação incluiu “De Dentro do Quarto” de Paula Urbinati, também acompanhado por um filme da Turma da Mônica Toy. As crianças vibraram com as animações, e a coordenadora pedagógica do Instituto destacou, “Nossos alunos quando assistem filmes do festival, percebem que há um mundo além da Zona Noroeste.”

O Cine Arte Posto 4, um dos únicos cinemas “pé na areia” do país, deu início às suas sessões, que são uma marca registrada do festival. O local oferece três exibições diárias: às 16h, 18h30 e 21h.

E nesta quinta-feira, as duas primeiras sessões foram separadas para a retrospectiva das nossas homenageadas

Regina Sales, uma frequentadora assídua do festival, expressou sua expectativa ” Eu vim muito empolgada para ver os filmes com Carol Castro, ela é uma atriz fantástica.”

Durante a exibição de “Ponte Aérea”, dirigido por Julia Rezende, Marilia Madeira, pedagoga, compartilhou sua experiência “O que mais me tocou foi a abordagem dos desencontros, das diferenças e dos momentos de vida que cada um está passando. Acho que isso traz uma sensibilidade para olhar a história do outro e entender que tudo tem seu tempo, especialmente no que diz respeito ao amor.”

Entre as atrações, o festival apresentou “Eu, Capitão”, um filme italiano que emocionou o público. Este ano, a programação incluiu várias produções italianas em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

O segundo dia da Mostra Humanidades despertou muitas emoções. Regina ressaltou a importância do festival “Passamos por um período difícil no audiovisual, com o governo passado cortando verbas. O ano de 2024 me dá esperança de que obras que estavam guardadas há muito tempo finalmente sejam exibidas. Com o festival, eu consigo acessar filmes que de outra forma talvez nunca veria. Sou fã do festival.”

A Mostra Nacional, realizada no Sesc Santos, contou com duas sessões, às 17h30 e 19h30, cada uma composta por um curta e um longa-metragem. Na primeira sessão, cerca de 20 pessoas compareceram, enquanto na segunda foram distribuídos aproximadamente 80 ingressos. O diretor do longa “Combinaram de Nos Matar – Nós Combinamos de Não Morrer,” Pablo Guelli, esteve presente e fez uma breve apresentação sobre a produção do filme. “Fiquei a frente de todo o projeto, um filme que a ideia é falar sobre a desigualdade social brasileira, que tem algumas especificidades, é um filme com uma mensagem muito forte” relatou Guelli.

Plateia cheia na sessão das 19h30 no Sesc Santos.
Foto: Isadora Vasconcelos

No alto do Morro, na Lagoa da Saudade tivemos a última sessão infantil do dia, às 19h, as crianças puderam assistir um curta e dois longas metragens, muitos ficaram contentes em poder assistir as obras próximos de suas residências.

Público assistindo à sessão das 19h na Lagoa da Saudade

Após os filmes, todos puderam tirar foto com os personagens Woody e Buzz Lightyear do filme Toy Story.

“Eu achei super bacana, porque muitos moradores daqui do morro não tem condição de ir ao cinema, por conta de diversos fatores e um deles é da vulnerabilidade social, , as crianças amam ainda mais quando tem personagens para eles tirarem foto, gostaria que tivesse mais vezes ao ano”. disse Patrícia Ferrer, dona de casa, moradora do Morro da Nova Cintra.

Personagens Buzz Lightyear e Woody, do filme Toy Story
Foto: Alícia Vitória

O 10º Santos Film Fest: Festival de Cinema de Santos é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do edital do Estado de São Paulo e de emendas parlamentares de vereadores de Santos, com o suporte da Secretaria Municipal de Cultura de Santos. A produção é do Instituto Cinezen Cultural, com apoio institucional da Universidade Católica de Santos, apoio cultural do Sesc Santos, e apoios de Padaria Nova Princesa, Restaurantes Beduíno e Cantina Di Lucca, Rizzieri Eventos, Paris Filmes e Maurício de Sousa Produções. A direção fica a cargo dos produtores André Azenha e Paula Azenha.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑