Regulamento

REGULAMENTO – LEIA O EDITAL COMPLETO E COM ATENÇÃO:

6º SANTOS FILM FEST – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE SANTOS 

ATENÇÃO! AS INSCRIÇÕES SOMENTE PARA A MOSTRA REGIONAL BAIXADA SANTISTA ESTÃO PRORROGADAS ATÉ 24 DE MAIO!

O 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos acontecerá de 22 a 29 de junho de 2021

Objetivos:  O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos visa promover o cinema, especialmente o nacional, o estímulo à reflexão por parte do espectador, o resgate histórico, a formação de público para o cinema, a democratização de acesso à cultura, a utilização do cinema como ferramenta cultural, educacional, que atua em prol da cidadania, promover o intercâmbio cultural.

O festival é o maior e de mais prestígio no litoral paulista. Para sabe mais sobre nossa história, baixe o e-book gratuito História do Santos Film Fest.

Para participar preencha o formulário disponível de 26 de abril a 17 de maio de 2021.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão de acordo com as regras a seguir:

– Todas as inscrições são gratuitas.

– Serão aceitos filmes de todos os gêneros, ficção ou documentário, live action ou animação, conforme as exigências de cada categoria.

SOBRE OS FILMES

Curta-metragem

– Serão aceitos curtas-metragens com duração inferior ou igual a 30 minutos (incluindo os créditos) finalizados a partir de 1 de janeiro de 2019. Para a Mostra Humanidades podem ser filmes de qualquer ano. 

– Os curtas-metragens deverão ter link com filme completo do Youtube, como não listado, ou do Vimeo, com login e senha. Não serão aceitas inscrições de curtas-metragens por outro meio após 17 de maio de 2021.

– O arquivo digital ou por link deve estar em full HD (H264 – 1920 x 1080).

Longa-metragem

– Serão aceitos longas-metragens com duração superior a 61 minutos finalizados a partir de 1 de janeiro de 2019.. Para a Mostra Humanidades podem ser filmes de qualquer ano. 

– Os longas-metragens deverão ter link com filme completo do Youtube, como não listado, ou do Vimeo, com login e senha. Não serão aceitas inscrições de longas-metragens por outro meio após 17 de maio de 2021.

– O arquivo digital deve estar em H264 (1920 x 1080).

TEMA DESTA EDIÇÃO:

“Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos.”

CATEGORIAS

ATENÇÃO! AS INSCRIÇÕES SOMENTE PARA A MOSTRA REGIONAL BAIXADA SANTISTA ESTÃO PRORROGADAS ATÉ 24 DE MAIO!

Mostra Competitiva (Troféu Toninho Campos)

Curtas e longas-metragens, de ficção ou documentário, live-action ou animação.  Exclusivamente filmes finalizados a partir de 1 de janeiro de 2019 podem se inscrever nesta categoria.

A Mostra Competitiva prevê Voto Popular e Voto do Júri. No Voto Popular a participação do público na avaliação das produções inscritas visa o aprofundamento do olhar e estreitar a relação da plateia com o cinema. O Voto do Júri prevê a avaliação por profissionais da área das produções inscritas. Os filmes selecionados pelo voto popular e júri para Melhor Curta e Melhor longa-metragem receberão o troféu PELO CORREIO APÓS o encerramento do Festival e conforme os períodos de distanciamento da pandemia.

Nas mostras competitivas teremos “Mostra regional Baixada Santista” (de curtas), “Mostra nacional de curtas e longas”, “Mostra estrangeira de curtas e longas”.

Para a Mostra Estrangeira de curtas e longas, os filmes inscritos devem ter sido realizados em países que não sejam o Brasil e estar legendados em inglês, espanhol ou português. Os filmes estrangeiros selecionados para o festival serão legendados em português.

*O Festival reserva-se o direito de abrir parcerias que possam resultar em premiações anunciadas no encerramento do evento.

Mostra Humanidades (Prêmio Humanitário do júri e do voto popular). 

Nesta categoria, podem se inscrever filmes finalizados a qualquer ano e que tratem de temas ligados à cidadania, direitos humanos e educação. Lembrando que filmes desta mostra também poderão se inscrever na mostra competitiva Troféu Toninho Campos, desde de que sigam as regras desta categoria específica. São aceitos produções de curta e longa-metragem, documentário ou ficção, live action ou animação, do Brasil ou do exterior (desde que legendados em inglês, espanhol ou português). A Mostra Humanidades prevê os prêmios de caráter humanitário da organização e do voto popular.

DAS EXIBIÇÕES

– Longas-metragens – Os filmes selecionados para as mostras nacional e estrangeira de longas-metragens terão duas exibições cada um em datas e horários posteriormente anunciados sempre com uma janela de até quatro horas para cada exibição para facilitar o acesso do público. 

– Curtas-metragens – Os filmes selecionados para as mostras regional, nacional e estrangeira de curtas-metragens ficarão disponíveis em tempo integral da 0h01 de 23 de junho às 12h do dia 29 de junho. 

– Mostra Humanidades – Os filmes desta mostra, tanto de curta ou longa-metragem, ficarão disponíveis em tempo integral da 0h01 de 23 de junho às 12h do dia 29 de junho.

TODAS AS SESSÕES SÃO GRATUITAS E REALIZADAS ON-LINE na plataforma do festival.  

Para se inscrever você deve:

– Preencher o formulário online, que está disponível aqui a partir de 26 de abril de 2021.

*Lembre-se que as informações da ficha de inscrição serão usadas para o catálogo e demais instrumentos de difusão do filme.

– Imprimir, preencher e assinar a autorização (ou usar assinatura digital, também vale), disponível em Autorização SFF-2021-2 a partir de 26 de junho de 2021. Somente a via preenchida e assinada deve ser anexada em formato PDF no formulário de inscrição 6º Santos Film Fest, no campo “Upload autorização assinada em pdf”.

– Enviar link para que o filme possa ser visionado.

– Se o filme não for falado em Português (Brasil), é preciso que tenha legendas em inglês, espanhol ou português.

– Ao inscrever seu filme, você concorda que o mesmo seja selecionado para qualquer sessão do evento, à critério da equipe de seleção. Os filmes também poderão ser exibidos em mais de um espaço dentro da programação do festival, de acordo com a organização.

– Concorda também que, ao se inscrever no Festival, o filme passará a integrar o acervo permanente do Santos Film Fest, podendo ser divulgado, exibido ou re-exibido, sem fins comerciais, em itinerâncias do festival, eventos avulsos organizados pelo Santos Film Fest ou em mostras retrospectivas em edições futuras do evento.

– Inscreva seu filme se realmente tiver interesse em exibi-lo no festival. Confirme com seus distribuidores, produtores e parceiros para que, caso o filme seja selecionado, depois não o retire do festival, pois isto prejudica a produção e realização do evento.

 

CRITÉRIO DE EXCLUSÃO

 

– Inscrições realizadas após 17 de maio de 2021 não serão consideradas.  

– Caso não seja possível enviar uma cópia em condições previamente estipuladas (1920 x 1080), o filme poderá ser retirado do festival pelos organizadores.

– Não serão aceitas ou validadas inscrições de obras ainda não concluídas, bem como não serão considerados vídeos publicitários, institucionais e videoclipes.

 

SELECIONADOS

 

– O resultado será anunciado sábado dia 05 de junho de 2021 em: www.santosfilmfest.com.

– Apenas os responsáveis pelos filmes selecionados serão contatados por e-mail.

– O Festival não cobrirá despesas ou taxas relativas ao envio de quaisquer materiais para a seleção. As mesmas são de inteira responsabilidade da pessoa que submete o filme, a remetente. Também não há remuneração para os filmes selecionados ou premiados.

– O Festival aceitará a inscrição de obras que ainda não possuam o Certificado de Produto Brasileiro – CPB; mas indicamos que o mesmo seja feito. 

– A emissão do CPB pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) é gratuita e pode ser solicitada por pessoa física ou jurídica cadastrada na Ancine. Mais informações no site: www.ancine.gov.br.

 

DA PARTICIPAÇÃO DOS REALIZADORES 

 

– Os realizadores que tenham filmes selecionados serão convidados a participarem de bate-papos, online, para falar sobre seus filmes, em tempo de exibição igual para todes, tal como foi realizado na última edição do evento.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

– O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é a detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição no Santos Film Fest –  Festival Internacional de Cinema de Santos, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável, pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

– A participação no Festival implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento e o festival é soberano para decidir sobre tópicos não abordados aqui.

– Para além do processo de seleção de obras, o Festival reserva-se o direito de convidar filmes para exibição.

 

Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoios de Sesc Santos, UniSantos, Associação dos Artistas e Prefeitura Municipal de Santos (via emendas enviadas pelos vereadores Audrey Kleys, Zequinha Teixeira e Telma de Souza). O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: