Filmes

Eu Preciso Destas Palavras Escrita (2017)
Direção e roteiro: Milena Manfredini e Raquel Fernandes
19 minutos
Classificação indicativa: LIVRE
O passado de Arthur Bispo do Rosario, interpretado pelo santista Luciano Quirino, é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 é internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Com diagnóstico de esquizofrenia paranoide é iniciada sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo.

A Cidade Onde Envelheço (2017)
Direção: Marília Rocha
99 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Teresa (Elizabete Francisca Santos) é uma jovem portuguesa que decide deixar o país para morar no Brasil. Ela vai direto para a casa de Francisca (Francisca Manuel), uma amiga também portuguesa que, há quase um ano, mora em Belo Horizonte. Por mais que tenha aceitado abrigá-la, Francisca está temerosa sobre como será o convívio entre elas, já que aprecia a solidão e a independência que dispõe. Entretanto, logo o jeito descontraído e espevitado de Teresa a contagia, nascendo uma forte ligação entre elas.
O Centenário que saiu pela janela e desapareceu (2014)
Título original: Hundraåringen som klev ut genomfönstretochförsvann
Título em inglês: The 100-Year-Old
Direção: Felix Herngren
112 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Allan Karlsson é um homem que decide fugir do lar onde mora bem no dia em que comemora um século de vida. Após passar a vida participando de forma involuntária dos maiores acontecimentos do planeta, ele agora está novamente livre para viver suas aventuras.
Uma escolha
Título original: Mercy’s Blessing
Direção: May Taherzadeh
30 minutos
Classificação indicativa: LIVRE
Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem um sonho: tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza. Mas quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido, ele é confrontado com a escolha final.
Quando Shirley encontrou Florence
Título original: When Shirley met Florence (Canadá)
Direção: Ronit Bezalel
O filme oferece um retrato íntimo de duas mulheres em seus sessenta anos – uma homossexual, outra heterossexual – cujo amor de uma pela outra e a música que criam juntas transcendem diferenças. O apego de Florence e Shirley ao longo da vida é uma conexão reconfortante que desafia a categorização
Lou (2018)
Título original: Lou Andreas-Salomé
Direção: CordulaKablitz-Post
113 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
A escritora e psicanalista Lou Andreas-Salomé decide reescrever suas memórias aos 72 anos. Ela relembra sua juventude em meio à comunidade alemã de São Petersburgo. Desde criança, sonhava em ser intelectual e estava determinada a nunca se casar ou ter filhos. Além de trabalhar com nomes famosos, ela escreve sobre os relacionamentos conturbados com Nietzsche e Freud, além da paixão por Rilke e conflitos entre autonomia e intimidade, junto com o desejo de viver sua liberdade.
Turma da Mônica – Gerações (2017)
Direção: Paula Luana Maia
Classificação indicativa: LIVRE
23 minutos
De “baixinha, gorducha e dentuça” à delicada Mônica de “Laços”. “Turma da Mônica – Gerações” resgatará as lembranças com sabor de infância, que até mesmo os adultos possuem. Como a garota mais invocada da rua conseguiu liderar a turma mais querida e amada por todos? O documentário abordará as diferentes gerações dos personagens, artistas e leitores da franquia mais famosa do Brasil. O curta-metragem é uma produção acadêmica sem fins lucrativos ou comerciais e não possui vínculo com a MSP.
Em Algum Lugar Amanhã
Direção: André Diqueira
25 minutos
Henfil (2017)
Direção: Angela Zoé
Classificação indicativa: 14 anos
75 minutos
O documentário registra uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores: tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Além desse processo, o filme traz depoimentos de amigos e revelações sobre como o artista hemofílico lidava com sua doença e utilizava seus desenhos como instrumento de luta contra a censura política de sua época.
Lá do Alto (2016)
Direção: Luciano Vidigal
Classificação indicativa: LIVRE
8 minutos
Como cessar a dor silenciosa de uma criança que sente saudades de uma avó que morreu? Através do mundo lúdico infantil, imagens privilegiadas e singulares da cidade do Rio de Janeiro, vista do alto da favela do Vidigal, o filme vai mostrar a história de um menino sonhador que tenta convencer seu pai a se aventurar em conhecer o alto de uma pedra, que ele acredita ficar perto do céu, para poder se comunicar com sua avó que ele sente saudades…

Vidas Cinzas (2017)
Direção: Leonardo Martinelli
Classificação indicativa: 12 anos
15 minutos
Um falso documentário sobre a atual crise social, política e econômica no Brasil, onde o governo corta as cores do Rio de Janeiro, deixando a cidade em preto e branco.

A Fera na Selva (2017)
Direção: Paulo Betti, Eliane Giardini e Paulo Escorel
75 minutos
Baseado livremente na obra do escritor norte-americano Henry James, o filme narra a história de um homem que vive na esperança de presenciar em algum momento de sua vida um acontecimento extraordinário, sem enxergar as pequenas maravilhas de seu cotidiano.

A Caixa
Direção: Thais Maynara
10 minutos
Júlia e Alice são duas amigas que atualmente vivem uma relação abalada entre si. Enquanto uma delas está decidida do que fazer, a outra não sabe o rumo que tomar em sua vida. Até que algo maior é revelado entre as duas.
Em Busca de Fellini (2017)
Título original: In Searchof Fellini
Direção: TaronLexton
93 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Lucy (Ksenia Solo) completa 20 anos como uma jovem extremamente tímida, grudada na mãe (Maria Bello), que pouco sai de casa e dedica a maior parte do tempo a rever clássicos do diretor Federico Fellini. A grande oportunidade de sair do mundo da fantasia em que sempre viveu se dá numa viagem de autodescoberta à Itália, onde ela visita cenários de seus filmes favoritos e descobre o amor.
Uma Razão para Recomeçar (2016)
Título original: New Life
Direção: Drew Waters
88 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ben (Jonathan Patrick Moore) conheceu Ava (Erin Bethea) aos sete anos quando ela estava de pé na entrada de sua garagem. À medida que o tempo passa, os dois viajam juntos através das estações da vida, até que ocorre uma tragédia que deixa todo o seu futuro em perigo.
À La CidaDireção: Lucas Santiago Rosa
13 minutos
Um dos funcionários de um bar morre em véspera da visita da vigilância sanitária. Os sócios Zeca e Alemão farão o que for para manter o seu negócio protegido mesmo que precisem confirmar nos planos da indelicada cozinheira Cida.
Hotel terapêutico (2013)
Título original: Hotell
Direção: Lisa Langseth
97 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Erika (Alicia Vikander) tinha a vida perfeita: um bom emprego, muitos amigos e um relacionamento seguro. De repente sua vida perfeita passa a não ter mais nenhum significado e ela sente não ter mais o controle de nada. Ela passa a frequentar um grupo de terapia, onde entra em contato com pessoas com diferentes problemas. Um dia surge uma questão no grupo: Por que não deveríamos ter permissão para nos sentir bem? O grupo decide ir a um lugar novo onde cada um possa recomeçar uma nova vida da forma que eles quiserem. O primeiro passo é dar checking em hotéis.
E Agora Me Calo de Vez (2017)
Direção: Marco Bravo e Candé Faria
19 minutos
O fantasma do pai de hamilton surge e conta ao filho que seu tio, atual presidente da empresa da família, o assassinou. hamilton passa então a ser atormentado pela decisão de vingar a morte do pai ou ter uma atitude passiva em relação ao fato.
Ferrugem (2018)
Direção: Aly Muritiba
Classificação indicativa: 14 anos
99 minutos
A adolescente Tati adora compartilhar sua vida nas redes sociais. Mas ela precisa amadurecer e lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio.
A Rua das Casas Surdas (2016)
Direção: Gabriel Mayer e Flavio Costa
Classificação indicativa: 12 anos
7 minutos
Em uma vizinhança silenciosa, durante a ditadura, Carlos e Ernesto acompanham um jogo de futebol pelo rádio, até que resolvem aproveitar o intervalo do primeiro tempo para voltar ao trabalho.
Kabadio – O Tempo Não Tem Pressa, Anda Descalço (2017)
Direção: Daniel Leite
Classificação indicativa: 12 anos
95 minutos
Esta é uma análise afetiva, um retrato poético sobre a vida e o cotidiano de um vilarejo muçulmano situado na região de Casamance, no sul do Senegal, lugar onde o tempo passa devagar, tão lentamente que parece andar descalço.
CiclosDireção: Juliana Gomes e Luiz Roberto Penereiro
17 minutos
Inspirado por “Talking Heads” de Krzysztof Kieślowski, o curta-documental segue sues moldes para falar sobre identidade ao longo dos anose medo através das gerações.
SP: Crônicas de uma Cidade Real (2017)
Direção: Elder Fraga
100 minutos
São Paulo. É onde acontece ao mesmo tempo o resgate de um policial e a punição de um assassino; é onde um sádico estuda a arte; onde tem uma busca pela memória esquecida; e onde se descobre que a justiça é uma coisa e lei é outra.
1983: O Ano dos Videogames no Brasil (2017)
Direção: Marcus Garrett e Artur Palma
Classificação indicativa: LIVRE
143 minutos
O videogame, enquanto nova forma de brinquedo e entretenimento, chegou com praticamente sete anos de atraso em relação ao mercado que o inventou, então, muita coisa aconteceu em nosso país em um curtíssimo período de tempo. Em outras palavras, fatos que levaram anos nos Estados Unidos, aconteceram em – comparativamente – um piscar de olhos no Brasil. Isto propiciou uma vivência ímpar para quem gostava de jogos eletrônicos, como também foi uma experiência interessante a quem produzia e vendia os games. Aquele foi um momento único em termos comerciais e culturais, um momento que carregava o frescor da novidade.
Um deles
Título original: One of The Them
Direção: Elise Swerhone
Os estudantes no último ano de ensino médio descobrem e lutam contra a discriminação e os estereótipos. Jamie tem de enfrentar suas próprias reações quando ela percebe que seu amigo é gay e precisa de seu apoio. O namorado de Jamie deve decidir se ele vai apoiá-la. Um Deles incide sobre LGBTfobia e discriminação num contexto de direitos humanos. A dramatização leva aos telespectadores examinarem suas próprias respostas e promoverem um ambiente escolar seguro para todos.

Mapas Afetivos – São Paulo
Direção: Felipe Lavignatti, André Deak
%0 minutos
Classificação indicativa: LIVRE
Uma leitura geográfica emocional da cidade de São Paulo através de relatos de amor de seus moradores
As cidades não são feitas de concreto, mas de histórias. São Paulo tem nas pessoas sua maior riqueza, seu colorido. O documentário Mapas Afetivos – São Paulo ouviu centenas de relatos sobre momentos importantes para cada uma dessas pessoas, marcados em bairros, ruas, parques e casas que, às vezes, nem existem mais. Através destas falas conhecemos cidades invisíveis, bairros que nunca visitamos, ruas que são tão importantes na vida de alguém, que estão em nosso trajeto diário, mas nunca nos demos conta de que não se trata apenas de mais um lugar.
Duas Garotas Românticas – LesDemoiselles de Rochefort (1967)
Direção: Jacques Demy
Classificação indicativa: LIVRE
120 minutos
Delphine (Catherine Deneuve) e Solange (Françoise Dorléac) são duas irmãs de 25 anos que vivem em Rochefort, na França. Delphine é professora de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.
Alô Maman
Diretor: Michely Ascari
11 minutos
Longe de seus pais, um homem tenta construir seu futuro e trazes sua filha para viver ao seu lado.
Escolhas
Direção: Patrícia Evans
7 minutos
Henrique está cansado da vida que leva, está prestes a desistir de tudo. Porém conhece Valentim, um homem misterioso que se veste estranhamente. Ele lhe oferece a oportunidade de tomar uma decisão que poderá mudar o seu desino

No Clima de Melville (2017)
Título original: In themood for Melville
Direção: Benjamin Clavel
Classificação indicativa:
58 minutos
Classificação indicativa: 12 Anos
Com somente 14 filmes e 25 anos de carreira, Jean-Pierre Melville tornou-se uma lenda internacional. Além da Nouvelle Vague, da qual é um dos percursores, Melville exerce sua influência sobre grandes cineastas até a Ásia.
As Duas Irenes (2017)
Direção: Fábio Meira
85 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Irene (Priscila Bittencourt) é a filha do meio de uma família tradicional do interior, que um dia descobre que o pai (Marco Ricca) tem uma filha fora do casamento, também chamada Irene (Isabela Torres) e da mesma idade que ela. Revoltada com a descoberta, Irene passa a se aproximar de sua meio-irmã e da mãe dela, sem revelar sua identidade. É o início de uma cumplicidade entre elas, que passa também pela descoberta da sexualidade.

A Cava é Cova
Direção: Leandro Olimpio da Rocha
8 minutos
O filme apresenta a luta de pescadores, estudantes, professores, trabalhadores, ambientalistas e pesquisadores contra a cava subaquática, um lixão tóxico maior que o estádio do maracanã localizado no meio do maguezal no estuário da Baixada Santista. Nesta cratera com 400 metros de diametro e 25 metros de profundidade são depósitados resíduos altamente contaminados retirados por meio de dragagem do canal piacaguera, via que permite acesso aos portos da USIMINAS e da VLI. Os sedimentos gerados na epoca em que Cubatão era conhecido mundialmente como “VALE DA MORTE” oferecem riscos ao meio ambiente e a saúde pois contaminam o manguezal, o bercário da vida, e dispersam poluentes que podem causar câncer, problemas neurológicos, má formação fetal e diversas outras doenças. Persiste um modelo de “desenvolvimento” em que os lucros são privados e os prejuizos são socializados.

Um Jogo Sério (2016)
Título original: Denallvarsammaleken
Direção: Pernilla August
115 minutos
“Um jogo sério” conta a história de um jovem casal, o jornalista Arvid Stjärnblom e Lydia Stille, que se apaixonam perdidamente. Ambos são atraídos pelo sonho de um amor puro, grande e duradouro. Porém, o sonho exige um sacrifício maior do que eles poderiam imaginar. Uma história de amor apaixonada e ardente sobre as escolhas que temos e que não temos, que fazermos e suas consequências.

Intocável
Diretor: Matheus Madeiros
17 minutos
Sem nada a perder, um antigo criminoso vai atrás de quem causou o seu desastre.
Através das Sombras (2016)
Diretor: Walter Lima Jr
Classificação indicativa: 14 anos
100 minutos
Um homem rico contrata a professora Laura para educar seus dois sobrinhos órfãos, herdeiros de uma fazenda de café. Mas, aos poucos, Laura testemunha estranhos acontecimentos, que só se intensificam.

Em Torno do Sol (2016)
Diretor: Julio Castro e Vlamir Cruz de Medeiros
Classificação indicativa: LIVRE
12 minutos
Em 1989 uma intensa tempestade solar causou o histórico blackout que assolou o Canadá e os EUA… Tempos depois o aumento das interferências solares tornou os equipamentos eletrônicos obsoletos… O uso de eletricidade é raro.

Batom Vermelho
Diretor: Luiz Antônio Souza Campos e Lucas Nascimento
17 minutos
Um homem solitário que vive sua rotina com suas vontades e desejos reprimidos por um padrão de sociedade. Ele então desperta um interesse misterioso em uma mulher desconhecida dentro de um metro.
Tempestade (2016)
Título original: Tempête
Direção: Samuel Collardey
89 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Aos 36 anos, Dom é um marinheiro a bordo do Petit Gael II, um barco de pesca do porto de Sables d’Olonne, numa temporada de três semanas no mar. Desde seu divórcio, um ano atrás, sua filha Mailys, e seu filho Matteo, escolheram viver com ele, apesar de sua ausência. Quando Mailys fica grávida, Dom percebe que ele deve fazer escolhas.
Sessão Especial

Diretora: Gabriela Queiroz
20 minutos
Rita é uma senhora apaixonada por cinema, casada com Marco Antônio, um homem hipo- condríaco. Com a chegada de um cinema itinerante na sua cidade, e o reencontro de Rita com Marina, a neta de sua ex-vizinha, ela agora tem a oportunidade de ir ao cinema depois de muito tempo.
Estreia – Benzinho (2018)
Diretor: Gustavo Pizzi
Classificação indicativa: 12 anos
95 minutos
A protagonista é Irene (Karine Teles), mulher que vive com o marido, Klaus (Otávio Müller), e os quatro filhos nos arredores do Rio de Janeiro.
Irene sofre com as empreitadas fracassadas de Klaus e com os problemas de sua irmã, Sônia (Adriana Esteves). A vida da personagem principal muda quando o primogênito, Fernando (Konstantinos Sarris, ator grego em sua estreia nos cinemas), é convidado para jogar handebol na Alemanha.
Já o ator uruguaio César Troncoso interpreta Alan, marido de Sônia, enquanto Vicente Demori faz Thiago, filho do casal. Mateus Solano é Paçoca, o professor de handebol de Fernando.
Descobrindo Bergman (2014)
Título original: Trespassing Bergman
Direcão: Jane Magnusson, HynekPallas
107 min.
Classificação indicativa: 14 anos
A casa construída em 1960 pelo diretor Ingmar Bergman, na ilha Farö, concentra uma atmosfera mítica junto com seus visitantes. Chamada de Meca por uns e temida por outros, a casa é um refúgio para grandes diretores que perambulam pela ilha, conversam sobre os filmes de Bergman, e seus principais filmes e pensam sobre a relação do diretor em suas obras. O filme contém cenas inéditas de bastidores do mestre sueco.

Candeias
Diretor: YthalloDemys Bezerra Rodrigues e Reginaldo Farias
19 minutos
Candeias é torrente de luz, um imenso rio iluminado de fé, a desaguar num mar de promessas realizadas e anseios pelo porvir. É estar em Juazeiro do Norte, terra-santa inventada por Padre Cícero, e na qual no caminho, de idas e vindas, ninguém nunca se perdeu.
Paris à Branca (2017)
Título original: Paris lablanche
Direção: LidiaTerki.
86 minutos
Sem notícias de seu marido, Rekia, 70 anos, deixa a Argélia pela primeira vez para trazer Nourdevolta à aldeia. Mas o homem que ela foi reencontrar se transformou em um estranho.
Eu Quero Ir para Casa (2018)
Direção: Paradigma Produções
Este documentário busca trazer luz a um assunto pouco conhecido, e dar voz àqueles que entre tantos, ainda estão em filas de espera para adoção, na busca de encontrar seu lugar no mundo. “Eu quero ir pra casa”, conta outro ponto sobre a adoção no Brasil, mais precisamente, a “não-adoção”, visando retratar a história dos jovens que não foram adotados, e ao completar 18 anos precisam deixar a instituição de abrigo, que até então era o mais próximo que conheciam de um lar, uma vez que, na ausência da família e da comunidade, o abrigo torna-se a referência afetiva e de apoio destes indivíduos que nela cresceram. E percebe-se que, ao se desligar das instituições e sendo essa sua única rede de apoio social, a inserção na sociedade dessa pessoa se torna muito mais difícil, considerando o desamparo fora dos muros da instituição para seguirem suas vidas sozinhos.

Esconde-Esconde (2016)
Direção: Luciana Bollinae e Luis Felipe Mendes
Classificação indicativa:
6 minutos
No Brasil 56 mil pessoas são assassinadas por ano. 30 mil são jovens. Destes, 77% são negros. Baseando- se nessa estatística, este filme propõe uma reflexão sobre o extermínio do jovem negro. Curta brasileiro realizado por Quadro Negro TV e Lubo Produções Artísticas na cidade do Rio de Janeiro.
A Poesia Não Quer Sair do Esqueleto
Direção: Daniel Santiso e Max William Morais
21 minutos
Quatro habitantes do estado do Rio de Janeiro fazem parte das remoções que acontecem agora na comunidade do Metrô-mangueira e nos contam histórias. Essas narrativas surgem do encontro com as imagens da remoção da comunidade do Esqueleto, naquele mesmo lugar cinco décadas antes.

A Mais Briosa – Um Amor 100 Divisão (2017)
Direção: Guilherme Bernardo
Classificação indicativa: LIVRE
90 minutos
“A Mais Briosa – Um Amor 100 Divisão” é um documentário que vai homenagear o centenário da Portuguesa Santista, contando sua história desde a fundação, passando por vários grandes momentos de sua trajetória até os dias de hoje, sempre mostrando o amor incondicional de sua torcida. O filme é definido como um docuficção, em que depoimentos de ex-jogadores, jornalistas e torcedores se misturam a uma história ficcional, onde Lino, um barbeiro, português e residente em Santos, recebe seu neto, que está de férias e mora no exterior. Este começa a indagá-lo sobre que clube é aquele que ostenta fotos e bandeiras decorando a barbearia do avô. A história dá o ritmo e constrói a linha narrativa do filme, com base na trajetória da Briosa.

Dia de Feira
Direção: Wladimir Cruz
10 minutos
Um grupo de senhoras que já deram um lar a mais de 7600 animais domésticos na cidade de Santos mostram como é o día de uma feira de adoção, deixando bem claro que os que vão, os que ficam e o porquê.

Animal Político (2016)
Direção: Tião
72 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Uma vaca sempre levou uma vida tranquila: ela tem pais que a amam, boas condições financeiras, muitos amigos. Ela sempre sai, se diverte, faz compras no shopping e passa o tempo na academia. Mesmo assim, existe uma sensação de vazio. A vaca tenta estudar e se tornar culta, mas isso também não alivia as angústias. Ela decide então partir sem um destino preciso, em busca de autoconhecimento.
O Homem da Cabeça de Laranja (2016)
Direção: Elvis delBagno
108 minutos
Uma noite comum em um restaurante japonês no meio do nada toma um caminho inesperado com a chegada de dois gangsters à procura de um homem conhecido como Sueco. Os assassinos fazem os clientes de reféns e começam a expor sistematicamente seus preconceitos, hipocrisias e inseguranças através de abusos físicos e psicológicos enquanto aguardam a chegada de seu alvo.
Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo (fanfilm, 2014)
Direção: Elvis delBagno
88 minutos
Em um depósito de Gotham City, Batman descobre a máfia que atua na alteração de medicamentos para doentes mentais. A cidade é a principal testemunha e, ao mesmo tempo, maior responsável por criar um bando de capangas que tem algo em comum em suas vidas e são unidas pelo destino dentro de um galpão sujo e úmido. É nesse depósito que vem à tona as dificuldades dos envolvidos em enfrentarem traumas passados e os motivos sociais que destruíram seus sonhos e os fizeram ingressar na vida do crime, acuados por antigos fantasmas. No mesmo cenário, Batman luta para atingir a auto compreensão, sem perceber que, assim como os bandidos, ele também é cria de uma sociedade problemática e egoísta. “Um Conto De Batman: Na Psicose Do Ventríloquo” é um relato do modo de vida urbano no Brasil visto pelos olhos da cultura pop. É o retrato da sociedade brasileira que, incansavelmente, procura construir “heróis”, mas não compreende que esses “heróis” são apenas outras vítimas do sistema. Através de referências cinematográficas, literárias e musicais, o filme explora a poesia e os elementos comuns de uma cultura popular que se mostra o único remédio para a depressão social de um povo.
Os Chefões Piraram (2011)
Título original: Big Boys Gone Bananas!
Direção: Fredrik Gertten
87 min
Classificação indicativa: 12 anos
Uma grande corporação vê sua marca corrompida e reage com força total. Dole processou Fredrik Gertten por seu filme Bananas! *, Desencadeando um arsenal de táticas de força, controle de mídia e spin PR. Em Big Boys Gone Bananas! * Nós seguimos os eventos, e surge uma imagem clara do que é a liberdade de expressão.
A Última Sentença
Título original: Dom överdödman – 2012
Direcão: Jan Troell
124 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
TorgnySegerstedt foi uns principais jornalistas na Suécia do século XX. Ele travou uma batalha contra o regime nazista até sua morte em 1945, durante esse tempo sua vida privada foi marcada pelo caos.
+ filme surpresa
Cine Rio Branco
Direção: Eudaldo Monção Rocha Junior
18 minutos
Em seu aniversário de noventa anos, o majestoso Cinema Rio Branco vira filme, e estreia nele mesmo.
Anchieta
Direção: Marcelo Pereira dos Santos e Victoria Andreia
11 minutos
Anchieta é um filme em formato de documentário em curta-metragem que reúne entrevistas com moradores ocupantes do prédio onde funcionou um hospital psiquiátrico de mesmo nome. Suas histórias de vida e acontecimentos dentro da casa, relações de lar, conforto e principalmente com o lugar onde moram fazem-se presentes nesse documentário. O recorte desenvolvido para este documentário é tratar de pessoas, cada uma com a sua visão de vida, de futuro, expectativa, embora todas as dificuldades de morar em uma ocupação, desde preconceitos sociais à falta de água ou vazamento dentro de casa, mesmo em dias de sol. O “Anchieta” compreende todas essas relações e não é focado em contexto histórico da casa, mesmo que marcante.
Para tratar dessas tais relações, o grupo decidiu que devemos fazer parte do meio para que possamos entender a vida dessas pessoas, e não só retratar. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo para interação do grupo com os moradores da casa a ponto de eles se sentirem confortáveis com a nossa presença e assim, confiaram as suas histórias à equipe, já que estávamos lá durantes semanas consecutivas e conseguimos alcançar o nosso objetivo inicial de interação.

O Efeito Aquático (2016)
Título original: L’effetaquatique
Direção: SólveigAnspach
83 minutos
Samir se apaixona por Agathe. Ela é instrutora de natação para principiantes em um clube local, então ele decide se inscrever para ter aulas, mesmo sabendo nadar perfeitamente. Quando descobre a mentira, Agathe decide se afastar indo participar de um congresso e Samir, apaixonado, invade o evento para reconquistá-la.

Nossos Mortos Têm Voz (2018)
Direção: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Classificação indicativa: Livre
A narrativa do documentário se dá a partir do depoimento dos familiares e vítimas da violência de estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida, mas não se limitando à crueza da violência praticada, o curta pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. A partir do depoimento dos familiares e imagens de arquivos pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação da polícia na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito a violência contra jovens negros.

O que estamos esperando (2016)

Título original: Qu’estCeQu’onAttend?
Direção: Marie-Monique Robin
119 minutos
Quem acreditaria que a campeã internacional das cidades em transição é uma pequena comunidade francesa? No entanto, Rob Hopkins, fundador do movimento das cidades em transição, é quem diz isso. ”O Que estamos esperando?” conta como uma pequena cidade do Alasca, de 2200 habitantes, começou o processo de transição para a era do pós-petróleo, decidindo reduzir seu impacto ambiental.

Elipse do Tempo
Direção: Luan Menezes Moreno
15 minutos
Helena é uma conceituada artista plástica que se encontra em decadência pessoal e profissional. O filme é um drama real sobre a sua vida, que tem memórias apagadas pela doença degenerativa – o mal de Alzaimer. E por elipses observa o seu presente e passado, esperando o dia que sua vida termine como uma tela em branco, vazia.
Verão eterno (2015)
Título original: Odödliga/Eternal Summer
Direção: Andreas Öhman
106 minutos
Isak e Em se encontram pela primeira vez numa noite de verão em Estocolmo. Eles deixam tudo para trás e embarcam numa viagem pelas arrebatadoras paisagens do Norte da Suécia. Mas o que começou como uma despreocupada aventura logo é tomada pelo fatalismo. Um roadmovie sobre encontrar alguém para ser o seu universo – e sobre o que você está disposto a fazer por esta pessoa.

A horta do meu avô (2016)
Título original: Le potager de mongrand-père
Direção: Martin Esposito
76 minutos
Martin vai até a casa do seu avô para renovar suas energias e auxilia-lo. O avô transmite seus conhecimentos e amor pela sua horta, cultivada para sua esposa desaparecida, a Martin. Vindo da geração fastfood, ele aprenderá a importância do patrimônio natural. É um hino à vida e à preservação da natureza.

A garota que salvou a minha vida (2016)
Título original: Flickan som räddademittliv
Título em inglês: The Girl Who SavedMy Life
Direção: HogirHirori
79 minutos
É agosto de 2014, o documentarista HogirHirori deixa sua esposa, que está grávida, na Suécia para voltar a sua terra natal e documentar as histórias dos refugiados. É guerra de novo e mais de 1.4 milhão de pessoas fogem do terror do Estado Islâmico. Na fronteira entre o Iraque e a Síria, ele tem a chance de acompanhar um transporte de helicóptero para as montanhas de Shingal, onde centenas estão presos. No caminho ele encontra uma garota de 11 anos, sozinha e sofrendo com o calor de 45ºC.

Um Novo Capitalismo
Direção: Henry Grazinoli
76 minutos
Classificação indicativa: LIVRE
A Oxfam divulgou um relatório demonstrando que o 1% mais rico da população mundial detém a mesma riqueza do que os 99% restantes. O que fazer para construir um mundo mais justo diante dessa imensa desigualdade social? O filme Um Novo Capitalismo conta a história de empreendedores do Brasil, da Índia e do México que encontraram uma alternativa: construir um novo capitalismo, mais justo e humano. Criadores de empresas com impacto social, eles acreditam que é possível ter negócios lucrativos e ao mesmo tempo acabar com a pobreza no mundo.
Estamos Todos Aqui (2017)
Direção: Rafael Mellim e Chico Santos
Classificação indicativa: 14 anos
19 minutos
Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa de um lar. Enquanto busca um lugar no mangue para construir seu barraco, o projeto de expansão da zona portuária avança em direção aos moradores da Favela da Prainha. O filme foi desenvolvido a partir de escrita colaborativa com moradoras da Favela da Prainha, às margens de gigantescas transações do Porto de Santos.

Nascer nas prisões (2017)
Direção: Bia Fioretti
Um estudo realizado pela Fiocruz descreve pela primeira vez, em nível nacional, o perfil da população feminina encarcerada que vive com seus filhos em unidades prisionais femininas das capitais e regiões do Brasil, assim como as características e as práticas relacionadas à atenção, à gestação e ao parto durante o encarceramento. A pesquisa revela, por exemplo, que mais de um terço das mulheres presas grávidas relataram o uso de algemas na internação para o parto, 83% tem pelo menos um filho, 55% tiveram menos consultas de pré-natal do que o recomendado, 32% não foram testadas para sífilis e 4,6% das crianças nasceram com sífilis congênita.
Vermelho Russo (2016)
Direção: CharlyBraun
90 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Marta (Martha Nowill) e Manu (Maria Manoella) são duas atrizes brasileiras que decidem se mudar para Moscou para estudar o célebre método de atuação do russo ConstantinStanislavski. Lá, envolvidas com um diretor de teatro e em um complexo triângulo amoroso, as duas amigas precisarão descobrir como ultrapassar suas diferenças fora e nos palcos, para que elas possam sobreviver em um país diferente.

Era o Hotel Cambridge (2016)
Direção: Eliane Caffé
93 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
Alma Bandida (2018)
Direção: Marco Antônio Pereira
15 minutos
Cordisburgo, Minas Gerais. Nesta pequena cidade no interior, onde várias pessoas se dedicam à procura de cristais em buracos profundos, Fael é um cantor de funk que precisa lidar com as incertezas da vida, em especial quando sua grande paixão se materializa nas ruas da cidade.
O Homem do Saco
Direção: Christian Savi e Luiz Fernando Coutinho
24 minutos
Numa pequena e isolada cidade do interior, um rapaz precisa buscar seu irmão caçula enquanto sua mãe está fora a trabalho. Com o homem do saco a espreita e uma criança desaparecida, manter seu irmão a salva não será fácil.

 

Sailing Band (2018)
Direção: Denis Nielsen
Classificação indicativa: 14 anos
74 minutos
O documentário acompanha a banda musical Sound Citzens, formada por membros de vários países, e que tinha uma turnê marcada pelo Caribe. O objetivo era registrar as apresentações e as dificuldades de convivência, mas todo o plano muda quando o grupo esquece de um detalhe: alugar um barco para se locomover.

 

Você Só Dá Aula? (2016)
Direção: Fabiano Keller
Classificação indicativa: LIVRE
20 minutos
“Você Só Dá Aula?” é um documentário em curtametragem que trata da situação dos professores no Brasil atual. Os problemas enfrentados por eles, vistos pela ótica de 10 professores.

 

Cowboys do Apocalipse (2017)
Direção: Diego da Costa
85 minutos
Tom é um adolescente apaixonado por música, por um breve período na infância, ele montou a banda “Cowboys do Apocalipse”, com Nanda e Dedão, seus dois melhores amigos da época que agora encontram-se afastados. Depois de anos sem tocar, o menino decide reunir os antigos integrantes do grupo para a filmagem de um clipe. O que prometia ser um final de semana divertido e produtivo no campo, acaba virando um grande desastre quando antigos desentendimentos ressurgem entre os três.
Estigma
Direção: Levi Elionai
9 minutos
“Estigma” substantivo. A marca ou cicatriz por ferida. Sinal natural no corpo. Neste documentário, 3 mulheres cotam histórias de como o estigma racial pode deixar feridas.
Amores de Chumbo (2018)
Direção: Tuca Siqueira
Classificação indicativa: 14 anos
98 minutos
Um misterioso triângulo amoroso do passado ressurge anos depois. Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz) estão prestes a comemorar seu aniversário de 40 anos de casamento, mas a chegada de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha) acaba atrapalhando os planos do casal, já que junto com seu retorno, voltam também as memórias dos amores vividos entre Miguel e Maria. Além dos horrores dos anos de chumbo, período da ditadura militar no Brasil.
Youlu
Direção: Hique Montanari
90 minutos
Vinícius Gageiro (Thalles Cabral), mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, além de ser fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.

Como é Bom Ser Bom
Direção: Carlos Oliveira
O roteiro do filme, escrito pelo ator Osvaldo Araújo e o diretor Carlos Oliveira, é baseado em uma história real em que a personagem Dona Nízia (nome fictício), mãe de quatro filhos órfãos de pai, não tinha recursos para pagar o tratamento de uma grave doença. Em seu consultório particular, o Dr. Martins Fontes praticava a verdadeira filantropia, tratando de pessoas de baixo ou parco poder aquisitivo, não cobrando as consultas. Dona Nízia fazia e vendia queijadinhas para sobreviver, e só conseguia “pagar” o seu tratamento médico oferecendo queijadinhas a Martins Fontes. Esta história foi contada a Osvaldo Araújo por seu amigo Durval Siqueira, que, quando era adolescente, trabalhava ao lado do consultório de Martins Fontes e também foi personagem da história.
No filme, um avô (Osvaldo Araújo), passeando de bicicleta pela cidade com seu neto de doze anos (Enzo Gasparin), conta para ele a história de Dona Nízia (Ana Maria Souza) e o médico Martins Fontes (Vanderlei Abrelli). O filme ainda conta com a participação do ator Gilberto Coelho e também do ator adolescente Adauto Luiz, que já participou da novela “Carrossel” e da minissérie “Desencontros”, além de outros trabalhos para TV, cinema e campanhas publicitárias.

Paranapuã
Direção: Leonardo CoffaniSabanay
30 minutos
Em 2004, guaranis m’byas iniciaram a ocupação de uma região no interior de uma unidade de conservação ambiental no litoral de São Paulo. O filme acompanha o cotidiano e cultura desta aldeia, sua relação com a cidade e com o Estado e as interferências de ambos na vida desses índios, que vivem na primeira vila brasileira, São Vicente.
Cara de Mundo
Direção: Raphael Erichsen
54 minutos
Classificação indicativa: LIVRE
Eles queriam conhecer o mundo. Cara do mundo mostra a história de um grupo de jovens da periferia de São Paulo que decidem conhecer o mundo em sua própria cidade. Ao confrontar realidades como da Síria, Haití, Bolívia e Senegal, entre outros, esses 8 jovens periféricos acabam por descobrir que o mundo está muito mais perto do que eles pensam e descobrindo o outro eles acabam descobrindo a si próprios.

 

O Vestido de Myriam (2017)
Direção: Lucas H. Rossi
15 minutos
Em meio a uma casa pacata no interior rural do estado do Rio de Janeiro, um casal de idosos convive com as limitações da velhice. Divaldo compartilha sua solidão com Myriam. Ela morre durante o sono e no dia seguinte. Divaldo a enterra no quintal de casa. Após o enterro, ele manifesta o luto de forma peculiar.
O Analfabeto Político
Direção: André dos Santos
15 minutos
Um gerente de banco que critica corrupção é auditado e tem que achar uma saída para justificar a própria hipocrisia.
My Prairie Home (2013)
Direção: Chelsea McMullan
76 minutos
O cantor-compositor Rae Spoon reflete sobre identidade de gênero, fé e questões de família por meio de canções e histórias.
Narradores de Javé (2003)
Direção: Eliane Caffé
130 minutos
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Com Toda a Minha Força, Detoutesmes forces (2016)
Direção: ChadChenouga, França
96 minutos
Nassim é o melhor aluno em uma grande escola secundária de Paris, e parece tão despreocupado quanto seus amigos. As pessoas não duvidam de que na verdade, ele acaba de perder sua mãe e retorna todas as noites a uma casa. Apesar da benevolência do diretor, ele se recusa a ser assimilado aos jovens desse centro. Como se em uma corda bamba, Nassim navega entre suas duas vidas, que não devem nunca se encontrar.

 

Como Você Me Vê
Direção: Felipe Bond
Classificação indicativa: 12 anos
113 minutos
Conheça a trajetória de atores experientes e iniciantes e as questões que permeiam a profissão quando separada do glamour. Um mosaico diversificado e compreensivo do que é ser ator no Brasil.
Por Conta da Casa (2016)
Direção: Flavio Costa
15 minutos
Marcão, Cabelo, Figueira e Montanha. Em uma mesa de restaurante existem mais segredos do que copos vazios. Trapaças, corrupção e um assassino. Em um vaivém de diálogos absurdos, a banalidade e a violência se encontram.
Martha & Niki (2016)
Titulo original: Martha & Niki
Direção: Tora Mårtens
90 minutos
Em 2010, Martha Nabwire e Niki Tsappos integraram a maior competição internacional de street dance, Juste Debout, em Paris. Foi a primeira vez que duas mulheres foram campeãs mundiais de hip hop. O filme traz um retrato delas, de seu amor delas pela dança e de uma amizade enfrentando dificuldades. Sobre desejos, anseios e encontrar o caminho certo na vida.
Ao Final da Conversa Eles Se Despedem com um Abraço (2017)
Direção: Renan Brandão
20 minutos
Ao mesmo tempo que Elisa se despede de Heliomar, conhece o jovem Michel.
Odinei Ribeiro: O Narrador de Emoções (2018)
Diretor: Germano Pereira e Renata Giovannetti
Classificação indicativa: LIVRE
90 minutos
Filme produzido pela GPS Entertaiment retrata a trajetória do narrador esportivo Odinei Ribeiro, que saiu de Itanhaém para chegar à Copa do Mundo.

 

Mar de Monstro (2017)
Direção: Isabella Raposo
19 minutos
Um menino é projecionista no cinema de uma pequena cidade litorânea, e todos os dias busca na estação de trem o filme que será exibido. Um dia o trem não chega, seu pai desaparece e as coisas em sua volta começam a se transformar.
Jonas e o Circo Sem Lona (2015)
Direção: Paula Gomes
81 minutos
Classificação indicativa: Livre
Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.
50 São os Novos 30 (2018)
Título original: Marie-Francine
Direção: ValérieLemercier
95 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Aos 50 anos, Marie-Francine (ValérieLemercier) está muito velha para o seu emprego e para o marido, que a troca por uma mulher mais nova. Ela volta a morar na casa dos pais, que a tratam de forma infantilizada, e começa a trabalhar em uma pequena loja de cigarros eletrônicos, onde finalmente conhecerá Miguel (Patrick Timsit). Sem admitir, ele está na mesma situação que ela. Com a paixão emergente, eles precisam abrigar o novo amor sem que nenhum dos dois tenha uma casa própria.
8½ (1963)
Diretor: Federico Fellini
138 minutos
Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade. Vencedor dos Oscars de Figurino em Preto e Branco e Filme em Língua Estrangeira.
A Livraria (2018)
Título original: The Bookshop
Direção: Isabel Coixet
113 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
No final da década de 50, uma mulher (Emily Mortimer) recém-chegada em uma pacata cidade do litoral da Inglaterra decide abrir uma livraria. Contudo, sua iniciativa é vista com maus olhos pela conservadora comunidade local, que passa a se opor tanto a ela quanto ao seu negócio, obrigando-a lutar por seu estabelecimento.
Crô em Família (2018)

Diretora: Cininha de Paula
Crodoalvo Valério, ou simplesmente Crô (Marcelo Serrado), é agora dono de uma badalada escola de etiqueta e finesse. Entretanto, apesar de toda a fama ele se sente bastante carente e vulnerável, por não ter amigos nem uma nova musa a quem dedicar a vida. É quando sua vida cruza com as de Orlando (Tonico Pereira) e Marinalva (Arlete Salles), que dizem ser seus parentes distantes. Paralelamente, Crô precisa escapar da sempre venenosa colunista Carlota Valdez (Monique Alfradique).

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: