Home

Santos é a única cidade brasileira que está entre as oito cidades criativas no mundo no segmento cinema da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Dentre elas estão Roma -Itália; Bitola – Macedônia; Sofia – Bulgária; Galway – Irlanda; Sydney – Austrália; Busan – Coréia do Sul e Bradford – Inglaterra.

A cidade possui inúmeras salas comerciais e públicas de cinema além de sediar a Santos Film Commission, facilitadora de produções audiovisuais desde 2007 e ter sido cenário para muitas produções audiovisuais. O município abriga cineclubes, projeto de cinema itinerante e cursos de graduação e pós graduação em audiovisual, favorecendo uma significativa movimentando da economia local.

Porém a cidade ainda não conta com um Festival de longas-metragens de caráter internacional.

Neste cenário, o Festival  foi criado por André Azenha, jornalista e crítico de cinema da Baixada Santista e acontece em Santos entre agosto e setembro.

Seus objetivos são além de fortalecer o mercado cinematográfico de Santos,  fortalecem a imagem do município como Capital do Cinema, possibilitar o acesso ao cinema para todos, formar público., ampliar a visão do cinema como mídia educativa, possibilitar o dialogo entre os profissionais do audiovisual e o público, democratizar o acesso à cultura, consolidar o Cinema Nacional na região, promover o diálogo para a cidadania, promover o resgate histórico  e discutir a pluralidade cultural e social.

O festival tem origem na Mostra Cine Brasil Cidadania, realizada com sucesso em 2014 e 2015. Em  2016 o projeto virou o Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos, agora levando ao público também produções internacionais.

Nas duas edições da Mostra Cine Brasil Cidadania, e nos dois primeiros Santos Film Fest, o público teve acesso a filmes premiados e profissionais de cinema renomados. Sempre de forma gratuita.

WordPress.com.

Acima ↑