Filme sobre a pandemia lançado no Santos Film Fest é premiado em Portugal

O filme Linha de Frente Brasil, longa-metragem documental sobre a primeira onda da covid-19 no país dirigido por Elder Fraga, teve sua avant-première mundial no 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos. Após a exibição no Cine Roxy 5, em 23 de junho deste ano, com transmissão simultânea pela plataforma virtual do Festival e visto por mais de 1000 pessoas na ocasião, o filme tem trilhado uma carreira de sucesso, culminando no prêmio de Melhor Filme Internacional Covid no 19º Festival Internacional de Cinema de Arouca, em Portugal.

          Longa também levou o prêmio de melhor desenho de som pem documentário no BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival ” (para Junior Aragaki).

         Atualmente o filme está na competição no 4º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e segue novamente para Portugal no Cine S. João na cidade de ão. João da Madeira no dia 07 de outubro nos Paços da Cultura.

Parceria de sucesso:

         A conversa para a realização da avant-première do filme, em Santos, no Cine Roxy, ocorreu diretamente entre o cineasta Elder Fraga e os diretores do Santos Film Fest, André e Paula Azenha, sem interferência ou qualquer tipo de contato ou mediação pelo poder público. Trata-se de uma parceria que teve início na segunda edição do festival, em 2017, quando Elder exibiu o curta-metragem Os Bons Parceiros, estrelado pelo santista Luciano Quirino, na abertura daquela edição, no Roxy 5 com sala lotada.

         Já no 3º Santos Film Fest, em 2018, Elder lançou seu primeiro longa, a ficção SP: Crônicas de Uma Cidade Real, em avant-première com presença de todo o elenco no Cine Roxy 4. Desde então este filme conquistou mais de 30 prêmios pelo Brasil e pelo exterior. “Não poderíamos lançar o Linha de Frente Brasil em outro evento que não fosse o Santos Film Fest que, além de ‘pé quente’ para meus trabalhos, abriu muitas portas para nós e faz um trabalho dedicado de divulgação, presando o artista e sua obra”, ressalta Elder Fraga.

         Em 2019 o diretor ministrou um workshop de direção e produção no festival, no Sesc Santos, com inscrições esgotadas e, em 2020, já em edição online por conta da pandemia, ganhou uma mostra retrospectiva com seus dez filmes realizados até então.

         Em 2021, além da avant-première de Linha de Frente Brasil, o júri do festival ainda elegeu seu outro e também longa documental, O Artista e a Força do Pensamento, sobre o artista plástico Marcos Abranches, o melhor longa de documentário da edição.

         “O Elder é um cineasta que se destaca no cinema brasileiro, com um olhar especial para tramas de thriller, suspense, gêneros nem sempre retratados nas produções audiovisuais do país, e se revela um documentarista sensível, com olhar para o urgente. Essa parceria demonstra como o Santos Film Fest tem se diferenciado em sua programação que visa a qualidade, a diversidade, uma agenda antenada com as pautas importantes, trazendo pré-estreias e sessões exclusivas desde sua primeira edição, passando por Turma da Mônica Laços, Benzinho, Ferrugem, os longas do Elder, entre outros. Temos buscado proporcionar uma curadoria com expertise, experiente em júris nos principais festivais do país, e o resultado tem sido visto em nossa programação e nas trajetórias de muitos filmes que estreiam no festival e depois desenvolvem carreiras maravilhosas no Brasil e no exterior. Também somos gratos por diretores como o Elder enxergarem o festival como vitrine para suas obras, o que soma bastante ao festival”, ressalta André Azenha.

Sinopse e ficha técnica de Linha de Frente Brasil:

         A equipe do filme acompanhou os profissionais da saúde durante o pico da pandemia no Brasil na primeira onda, o dia a dia em três UTI’s da Covid-19 na cidade de Santos – SP, entre os meses de março e novembro de 2020.

         A ideia do documentário é dar voz aos profissionais da saúde que estão lutando para salvar vidas em meio à pandemia. Foram ouvidos profissionais da saúde em todos os setores, com relatos emocionantes da luta diária com pacientes em estado grave.

         O filme registrou também o início da pandemia na China e os países atingidos pela Covid-19 na Ásia e Europa pelas lentes do correspondente internacional Marcelo Espíndola, passando por São Paulo, Santos, Manaus e Pará. Relatos de médicos em lugares em que o sistema de saúde colapsou, sempre procurando entender a pandemia pelo olhar médico, como o do Dr. Roberto Zeballos (Imunologista), do Dr. Gustavo Pasquarelli (Infectologista) e de outros 23 profissionais da saúde.          Retratamos no filme o momento em que o mundo e o Brasil pararam, a vida de médicos, enfermeiros e psicólogos que estão na linha de frente e que além do desgaste físico e emocional, foram isolados e privados do convívio diário com suas famílias.

Ficha Técnica:

Roteiro e direção: Elder Fraga Direção de fotografia: Tomires Ribeiro Direção de Produção: José Neder Netto e Gabriela Wazlawick Trilha Original: Willians Alves Som direto: Daniel Malferrari Desenho de som: Junior Aragaki Drone: Ricardo Dutra Direção de Arte: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick Montagem: Tomires Ribeiro e Elder Fraga Arte cartaz e efeitos: Julio Quinan Produção Executiva: Elder Fraga, José Neder Netto, Tomires Ribeiro e Gabriela Wazlawick.

O 7º Santos Film Fest acontecerá de 21 a 28 de junho de 2022.

Outras informações: www.santosfilmfest.com, www.youtube.com/santosfilmfest.com, www.facebook.com/santosfilmfest, www.instagram.com/santosfilmfest, e 13 99614-0963.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: