6º Santos Film Fest abre inscrições gratuitas para filmes do Brasil e do exterior

O maior festival de cinema do litoral paulista chega à sexta edição de 22 a 29 de junho, com programação predominantemente online e totalmente gratuita. Com o tema “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos”, o 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos abre inscrições gratuitas para curtas-metragens (com até 30 minutos de duração) e longas-metragens (com duração maior a 60 minutos) até 17 de maio. Detalhes sobre as inscrições estão no regulamento.

O resultado das obras selecionadas deverá ser divulgado em 5 de junho de 2021. Podem participar filmes do Brasil e do exterior (desde que legendados em inglês, espanhol ou português). As mostras serão divididas em Regional Baixada Santista, Nacional, Estrangeira e Humanidades (com temas relacionados à cidadania, inclusão e educação). Em todas serão entregues prêmios do júri (filme e direção) e popular (filme) e serão divididas entre curtas e longas. Os premiados receberão o Troféu Toninho Campos (nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua desde 1934 e fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica santista).

O júri será formado pela atriz Tamiryz O’hanna, pelas cineastas Julia Katharine e Andrea Pasquini e pelos professores doutores Rogério Ferraraz e Jamer Guterrez de Mello.

Homenageados

Esta edição do SFF prestará reverência às carreiras dos cineastas Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão, que terão todos os seus trabalhos exibidos em mostras respectivas e participarão da abertura, em 22 de junho, às 19h30.

Andrea Pasquini, há mais de 20 anos dirige e produz filmes, programas de TV e publicidade. Realizou entre outros, o premiado curta-metragem A História Real (2001) e os documentários Os Melhores Anos de Nossas Vidas (premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, 2003), Sempre no Meu Coração (premiado pelo concurso DocTV de 2006), Fiel (finalista no Prêmio Sesi Cinema de 2009) e Homem Centenário (2010).

Rodrigo Aragão iniciou a carreira aos 17 anos, exercendo o oficio de Maquiador de Efeitos Especiais, e se tornou o principal nome da área no Brasil e um dos mais destacados da América Latina. A trajetória de Rodrigo Aragão é permeada pelo crescimento da sua produtora, a Fábulas Negras Produções. Em 2005 rodou o seu primeiro curta premiado (Chupacabra), e em 2008 lançou o seu primeiro longa-metragem. Mangue Negro lhe trouxe reconhecimento internacional e novos prêmios. Depois: A Noite do Chupacabras (2011), Mar Negro (2013) e As Fábulas Negras (2015). Consagrou-se como um dos mais prolíficos diretores do gênero brasileiro. Em 2018 lançou A Mata Negra – seu primeiro filme em 4k – e rodou o épico recente O Cemitério das Almas Perdidas. No currículo, participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo e 23 prêmios; além de distribuição nacional e internacional, nas mais variadas plataformas de exibição.

Atividades formativas

Estão previstas diversas atividades formativas, entre bate-papos, palestras e cursos. Já estão confirmados a oficina “Animando com livros e publicações antigas: experimentações e depoimentos da pandemia”, com a premiada diretora Camila Kater (do curta Carne), palestra com o escritor e roteirista Ferrèz (do best-seller Capão Pecado e da série 9mm), curso sobre a história do cinema LGNYQIA+ no Brasil com Lufe Steffen, oficina de produção com Liz Reis, bate-papo sobre filmes que retratam diferentes maneiras de superação, com o crítico Waldemar Lopes, debate sobre a cultura trans com a atriz Julia Katharine, Jacque Cortês e mais convidados, bate-papo com o crítico Rodrigo Rema, etc. Detalhes em breve. Também haverá uma mostra em parceria com a LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas. Também será lançado um e-book sobre a trajetória da atriz Ondina Clais, pela Coleção Santos Film Fest.

Sessões especiais

Será realizada a avant-première do filme Linha de Frente Brasil, de Elder Fraga. A obra retratará o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a Covid-19 e suas implicações em nosso dia-a-dia. O foco da trama é refletir a situação a partir do ponto de vista dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e de suas famílias que acabam isoladas e sem o convívio diário com seus entes queridos Com todos os protocolos de segurança, o projeto teve início em março de 2020 a partir de uma conversa entre o diretor e roteirista, Elder Fraga, o diretor de fotografia, Tomires Ribeiro e o Doutor José Neder Netto, que assina também a produção do filme. 70% do longa foi rodado em Santos.

Já o curta Zoantropia, de Wladimyr Cruz, ficará em cartaz durante todo o evento. Após uma separação, Isabella recolhe-se em casa e busca acolhimento junto a seus gatos. A população felina da casa só cresce, assim como as mudanças no comportamento de sua tutora.

Para conhecer a história do Santos Film Fest, baixe o e-book gratuito ou solicite diretamente o arquivo em PDF.

6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoios de Sesc Santos, UniSantos, Histórias do Cinema, Associação dos Artistas e Prefeitura (via emendas enviadas pelos vereadores da cidade Audrey Kleys, Zequinha Teixeira e Telma de Souza). O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha.

Outras informações:
WhatsApp – 13 55 13 99614-0963
www.santosfilmfest.com
www.facebook.com/santosfilmfest
www.youtube.com/santosfilmfest
www.instagram.com/santosfilmfest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: