Oficina gratuita “Um minuto para o fim da violência contra a mulher” resultará em curtas de 1 minuto – Participe!

Entre as atividades formativas do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos – edição especial online, está a oficina “Um minuto para o fim da violência contra a mulher”. A atividade é uma das três propostas pela WIFT Brasil – Women in Film & Television e tem por objetivo de promover a realização de um curta metragem com duração de um minuto, com temática de combate à violência contra a mulher.  A oficina acontece Quinta 18/03, sexta 19, sábado 20, e domingo 21/03, sempre das 14h às 16h e tem inscrições gratuitas (leia como se inscrever e os currículos das palestrantes abaixo).

A oficina será ministrada pela cineasta Maristela Sanches Bizarro, co-fundadora da WIFT Brasil, Mestre em Comunicação e Semiótica, Ana Rita dos Santos Ferreira: psicóloga, e Jerusa Macedo: gerente da plataforma de trilha sonora Kiwiii.

As participantes terão aulas sobre a construção de micronarrativas, pautadas na estrutura do conto infantil e de fábulas. O tema que norteará a construção dos curtas será o combate à violência contra a mulher, por meio da produção de um curta-metragem com duração de um minuto. Os curtas serão realizados por meio de telefones celulares.

A proposta está estruturada de acordo com os seguintes módulos:

Módulo 1 – A estrutura das micronarrativas: do conto ao audiovisual de curta duração. Princípios básicos de montagem cinematográfica. Com Maristela Sanches Bizarro.

Módulo 2 – O banco de músicas como possibilidade criativa para o audiovisual de curta duração. Com Jerusa Macedo.

Módulo 3 –  Questão de gênero: os aspectos culturais na formação da identidade feminina. Com Ana Rita dos Santos Ferreira.

Módulo 4 – Apresentação dos curtas, feedback, encerramento e avaliação da oficina.

– Todas as atividades formativas são gratuitas, mas algumas precisam de inscrição prévia.
– Para se inscrever acesse: 
https://www.even3.com.br/sff2021online/.
Em “Inscrições” adicione “1” e “compre” o ingresso.
– Preencha os dados solicitados e confirme.
– Confira o resumo do pedido e conclua a “compra” gratuitamente.
– Sua inscrição no evento está confirmada.
– Ao clicar em “Participar das atividades”, acesse o menu completo de todas as atividades formativas do festival.
– Participe da atividade que você tem interesse clicando em “Realizar inscrição”.
– Pronto, já está inscrito na atividade. Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.
– Ao se inscrever em qualquer atividade formativa do festival, o aluno receberá certificado de participação, e concorrerá a sorteios de camisetas do festival, livros da Coleção Santos Film Fest (cujas tiragens tem número de exemplares limitado) e cupons com 100% de desconto para trilha sonora na plataforma Kiwiii.

Sobre as palestrantes

Ana Rita dos Santos Ferreira: Psicóloga clínica, atua na Saúde Mental no SUS, pesquisadora das questões de raça e gênero, pós-graduada em psicologia política pela USP, em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade pela UNIFESP e Mestre em Ciências pela USP.

Jerusa Macedo: Formada em Comunicação Social e trabalha há quinze anos com produção de cinema (publicitário e longa-metragem). Há quatro anos gerencia a Kiwiii, banco de música brasileira, focado no mercado audiovisual.

Maristela Sanches Bizarro: Cofundadora da WIFT Brasil – Women in Film & Television Brasil, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), da FFLCH/USP e estuda as personagens femininas no romance brasileiro da década de 30. Docente na Faculdade de Comunicação do FIAM FAAM Centro Universitário, a cineasta, com experiência na produção e direção de obras audiovisuais com ênfase no documentário, em 2011 dirigiu o média-metragem Imagem Mulher, focado na representação feminina na mídia.

A WIFT Brasil – Women In Film & Television, presente no Brasil desde 2013, faz parte de uma rede mundial de mulheres, iniciada nos anos 70 em Los Angeles como reação ao desequilíbrio de gênero no setor audiovisual. A rede, presente em todos os continentes, proporciona suporte profissional, oportunidades de networking e reconhecimento para mulheres que trabalham em cinema, televisão e mídias digitais. Confira as atividades formativas com curadoria da WIFT Brasil nesta edição especial online do Santos Film Fest.

O FESTIVAL

Realizado com sucesso em 2014 e 2015, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, a partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

Nestes cinco anos, exibiu cerca de 300 filmes, nacionais e internacionais, promoveu mais de 80 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 400 profissionais das mais diversas áreas culturais.

O Festival vem ressaltando a importância da representatividade, com filmes e presenças de artistas negros, LGBTQIA+, mulheres, e nesta edição especial, que acontece entre os dias 16 e 23 de março, dá protagonismo à presença das mulheres no mercado audiovisual.

Com o tema De Retomada à Retomada: Resistiremos!, a primeira edição online do Festival, em 2020, exibiu aproximadamente 70 filmes, através da plataforma de streaming Videocamp,  tornando-o um evento bem mais amplo, alcançando diversas cidades no Brasil e países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Holanda, Itália, Irlanda, Irlanda, Japão, Portugal, entre outros.

SANTOS E O CINEMA

A relação da cidade com o cinema nasceu em 1897, com sua primeira exibição cinematográfica, e, a partir daí, os santistas se apaixonaram pelo cinema, chegando a ser a cidade com maior número de salas por habitante do Brasil nos anos 30, a famosa “Cinelândia” – hoje tem 22 salas comerciais e 5 públicas de cinema, além de cineclubes, projeto de cinema itinerante e cursos de graduação e pós-graduação em audiovisual.

Na Baixada Santista, importantes festivais pavimentaram o caminho, como o Festival de Guarujá, nos anos 70, e o Festival de Cinema Brasileiro de São Vicente, na virada do século. O Santos Film Fest presenteou a baixada com um festival internacional apresentando longas-metragens e sua maior edição foi em 2018, com mais de 100 filmes – pela primeira vez na região um festival apresentou programação tão extensa.

Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos – edição especial online é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoios do Sesc Santos, UniSantos, Kiwii e Associação dos Artistas. A produção é do CineZen Cultural. O evento é dirigido pelos produtores André Azenha e Paula Azenha.

 www.santosfilmfest.com

www.youtube.com/santosfilmfest

www.facebook.com/santosfilmfest 

www.instagram.com/santosfilmfest

Whatsapp para dúvidas sobre as inscrições: +55 13 99614-0963.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: