A representatividade negra na 5ª edição do Santos Film Fest

O 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, ocorre entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro com o tema “De Retomada à Retomada: Resistiremos!”. 

Entendendo que o cinema é um forte aliado na reflexão crítica das mais complexas questões sociais, selecionamos aqui alguns dos principais eventos que ocorrerão na nossa programação e que nos auxiliam a (re)pensar o ser negro em sociedade. Confira:

Luciano Quirino 

O ator santista possui mais de 30 anos de carreira, um extenso currículo e um perfil artístico capaz de transitar pelas mais diversas linguagens.

Protagonizou a série “9mm”, produzido pela Fox. Participou de “Os Bons Parceiros”, baseado em uma história e Plínio Marcos, rompeu fronteiras e foi selecionado e exibido no famoso festival de Cannes, na França. Atuou no curta “Eu preciso dessas palavras escrita”, interpretando com maestria a vida de uma dos artistas brasileiros mais emblemáticos : o bispo do Rosário. 

Na TV, a personagem Ptolomeu da série “DPA – Detetives do Prédio Azul” é um sucesso entre os baixinhos. No teatro, em 2016 foi um dos protagonistas de “Race”, de David Mamet, onde discutia racismo e violência sexual. O espetáculo foi sucesso de público e crítica e, como não poderia deixar de ser, o ator foi bastante elogiado pelo seu trabalho nos palcos.

Em 2017, na 2ª edição do Santos Film Fest, seu nome passou a batizar o troféu entregue aos homenageados do festival.

Na programação deste ano, o ator participa dos eventos abaixo:

Abertura Oficial do 5º Santos Film Fest – 29 de setembro às 19:00

Masterclass com Luciano Quirino, Paulo Betti, Sérgio Rezende, Julia Katharine e Ondina Clais.

Bate-papo Atuação para iniciantes, dicas práticas – 05 de outubro das 13h às 15h

Luciano Quirino e Ondina Clais 

Idade Mínima: Livre

Ao vivo – aberto ao público nas redes sociais do festival http://www.facebook.com/santosfilmfest e https://www.youtube.com/channel/UCRthAvul62ZRzaoGgA9DGbw

Afonso Nunes

No dia 30 de setembro, a partir das 10h, teremos a presença do diretor pernambucano de “A Cor Branca”, Afonso Nunes no bate-papo Realizadores (Mostra Humanidades).

A Cor Branca se passa em Minas Gerais, contextualizado nos entornos de um campo de mineração. É nesse cenário que conhecemos Antônia, uma mulher simples que trabalha em uma mineradora. Neste contexto, o filme retrata suas dificuldades enquanto mulher em um ambiente hostil, onde sofre desamparo e constantes humilhações.

Filme “Cafundó” 

Neste longa-metragem de 2005, Lázaro Ramos dá vida a João Camargo, um homem que passou pelo processo de escravização no final do século XIX, em Sorocaba/SP.

Em Cafundó, Lázaro traduz com extrema sensibilidade um personagem que se vê deslumbrado com o mundo ao qual deseja fazer parte e que em um caminho de muitas percepções acaba descobrindo o dom de curar.

No site do festival, você confere mais curiosidades sobre a obra que será exibida 4ª feira (30/09) às 15:00 e na 6ª feira (02/10) pela plataforma Videocamp: https://santosfilmfest.com/2020/09/13/cafundo-2005/

Bate-papo “Jovens talentos do audiovisual: da Baixada Santista para o Mundo”

No dia 30 de setembro, quarta-feira às 21h,  os atores Christian Malheiros (“Sócrates”, “Sintonia”) e Tamirys O’Hanna (“3%”, “O Homem Cordial”) participam de uma conversa com o tema “Jovens talentos do audiovisual: da Baixada Santista para o Mundo” (www.youtube.com/sescemsantos).

A atriz cubatense Tamirys O’Hanna construiu sua formação no Teatro do Kaos, cursou a Escola de Arte Dramática (USP) e teve aulas de dança na Broadway Dance Center (Nova York, EUA). Na Baixada Santista, teve participação em ‘Caminhos da Independência’, ‘Encenação da Fundação da Vila de São Vicente’, ‘A Falecida’ e “O Sertanejo e o Tinhoso” (2016).

Participou do maior teatro musical de rua de Portugal, a encenação “Um Porto para o Mundo”. Além desse enorme passo, interpretou a personagem Marta na série original da Netflix, “3%”.

Filme “O Samba é Primo do Jazz”

No dia 04/10 das 15:00 às 16:10, entre os longas-metragens exibidos na mostra competitiva, teremos a exibição nade “O Samba é Primo do Jazz” (RJ, documentário, de Angela Zoé).

O documentário retrata a trajetória de uma das maiores vozes da música brasileira, Alcione Dias Nazareth. A partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. A cinebiografia nos aproxima de uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico.

SOBRE O 5º SANTOS FILM FEST

O 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é organizado pelo CineZen Cultural, coordenado por André Azenha e Paula Azenha, tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos e apoios da Videocamp, Sesc Santos, UniSantos, Associação dos Artistas e Histórias do Cinema.

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, maior evento do gênero no litoral paulista tendo em vista os problemas causados pela pandemia e após conversa com os realizadores que inscreveram filmes este ano, decidiu realizar sua quinta edição de maneira totalmente online. O festival ocorrerá de 29 de setembro a 6 de outubro. A maioria dos filmes será disponibilizada gratuitamente na plataforma www.videocamp.com. Alguns filmes poderão ser conferidos no canal do festival: https://www.youtube.com/channel/UCRthAvul62ZRzaoGgA9DGbw. Serão quase 70 produções exibidas, entre curtas e longas-metragens, inéditos e de mostras retrospectivas.

Inicialmente, o festival celebraria os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro. Mas com o desmonte da cultura e, consequentemente, do cinema, e a paralização de grande parte da produção audiovisual do país em virtude da pandemia, o tema passa a ser “De Retomada à Retomada: Resistiremos!”

HOMENAGEADOS

Em virtude disso, uma das produções clássicas exibidas será “Lamarca”, filme de 1994 dirigido por Sergio Rezende e estrelado por Paulo Betti. “Sabíamos que, naquele momento, éramos a única equipe filmando no Brasil”, relembra Paulo. Tanto Paulo quanto Sergio receberão homenagens do festival.

Paulo receberá o Troféu Luciano Quirino. De sua carreira cinematográfica, além de “Lamarca” (1994), serão exibidos “Cafundó” (2005), dirigido por Paulo e Clóvis Bueno, e “A Fera na Selva” (2017), estrelado e dirigido por Paulo ao lado de Eliane Giardini e Lauro Escorel. Este último filme foi um dos destaques na edição de 2018 do Santos Film Fest. Cada um dos três longas terá uma sessão, cujas data e horário serão anunciadas nos próximos dias.

Sergio Rezende será homenageado por sua trajetória como diretor e por sua contribuição ao cinema nacional. Ambos participarão de lives no dia da abertura, 29 de setembro, bem como a diretora e atriz Julia Katharine, que receberá o Troféu Ondina Clais.

“Paulo tem uma longa carreira e uma ligação especial com Santos, trabalhou junto de grandes artistas do município. Sergio filmou biografias de nomes importantes da nossa história, E Julia é das cineastas e artistas de cinema de mais destaque da nova geração. Assim celebramos profissionais de destaque de diferentes épocas”, ressalta André.

Julia KatharIne a primeira mulher transexual com um filme lançado em circuito comercial, com seu trabalho em “Tea For Two”. O curta conta a história de Silvia, uma cineasta que passa por um momento de crise e é surpreendida pela ex-esposa, Isabel. Além do roteiro e direção, Julia atua na obra como a personagem Isabela.  “Lembro Mais dos Corvos” é o longa que estrelou e roteirizou em parceria com o diretor Gustavo Vinagre. Por sua atuação no filme, a atriz recebeu na Mostra de Tiradentes de 2018 o troféu Helena Ignez, que é dedicado a mulheres atuantes em quaisquer funções criativas. O filme recebeu o Prêmio Humanitário no 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em 2019. Julia esteve presente no festival para sessão dupla das duas produções. Ambos os trabalhos serão exibidos na programação.

Dia 29 de setembro, uma terça-feira, depois das 19h, nas redes sociais do evento, a abertura será uma superlive com as presenças dos três homenageados mais os atores Luciano Quirino e Ondina Clais, respectivamente padrinho e madrinha do festival.

Outras informações em www.santosfilmfest.com, www.facebook.com/santosfilmfest, www.instagram.com/santosfilmfest e no canal https://www.youtube.com/channel/UCRthAvul62ZRzaoGgA9DGbw.

Programação completa: https://santosfilmfest.com/programacao-2020/programacao/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: