O protagonismo feminino no audiovisual no 5º Santos Film Fest

Ao receber o segundo Oscar da carreira, desta vez por seu desempenho em Três anúncios para um crime, longa-metragem de 2017, a atriz Frances McDormand pediu que todas as mulheres indicadas, independente da categoria, se levantassem. E continuou: “olhem ao redor, senhoras e senhores, porque todas nós temos histórias para contar e projetos que precisamos financiar”.

Nota-se, tanto por esta fala quanto pelo estímulo do Movimento Me Too, surgido naquele mesmo ano, a urgência da inclusão efetiva da mulher em produções e, consequentemente, em premiações do cinema e do audiovisual. 

Pensando nisto, o 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que ocorre entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro com o tema “De Retomada à Retomada: Resistiremos!” preparou uma programação que destaca grandes profissionais do audiovisual brasileiro. Mulheres que estão contribuindo, resistindo e fortalecendo o nosso cinema. 

Confira alguns dos nomes de destaque nesta edição, responsáveis por apontar um caminho cada vez mais inclusivo, diverso e instigante para história da nossa cultura.


Julia Katharine

Uma das homenageadas do 5º Santos Film Fest é Julia Katharine, que participa da abertura do evento, no dia 29 de setembro. 

Atriz e diretora, Julia tem no currículo projetos como Lembro mais dos corvos (2019), longa-metragem que deu à atriz o troféu Helena Ignez durante a Mostra Tiradentes de 2018, e Tea for two (2018), curta-metragem vencedor do prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Os dois trabalhos serão exibidos durante o Festival.  


Angela Zoé

Angela Zoé ganha retrospectiva nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro, quando são exibidas algumas de suas produções, como Betinho: a esperança equilibrista (2015), Meu nome é Jacque (2016), Henfil (2017), Ele era assim: Ary Barroso (2019) e O samba é primo do Jazz (2020), documentários de longa-metragem.

No dia 4 de outubro, a vencedora do prêmio da crítica no Festival de 2018 também participa do workshop de Criação e Pesquisa para Documentários, junto de Rita Marques e Marcos Souza.

Ondina Clais

A paulistana Ondina Clais é reconhecida por seu trabalho no cinema, em longas como O filme da minha vida e João, o maestro, ambos de 2017, e na televisão, onde participou de projetos como Sessão de terapia (2014), da GNT, e A vida secreta dos casais (2017), da HBO latino-americana.

Nesta edição do festival, Ondina compõe o time da Masterclass, aula que também recebe Paulo Betti, Sérgio Rezende, Julia Katharine e Luciano Quirino. 

No dia 30 de setembro, a atriz bate um papo com o colega de profissão, Luciano Quirino, sobre atuação para iniciantes.


Liz Reis

Liz será uma das juradas do Festival Internacional de Cinema de Santos, escolhendo os melhores curtas-metragens na Mostra Regional.

A atriz, que já recebeu indicação no prêmio Mambembe por seu desempenho no teatro, é também produtora executiva e sócia da LEP Filmes, onde participa de projetos como Onde a Moeda Cai em Pé (2018) e Santos de Todos os Gols (2019). 

Andrea Pasquini

No dia 05 de outubro, Andrea Pasquini conduz a oficina “O Documentário como Expressão” das 15h às 18h.

Cineasta há mais de 20 anos, tem entre seus principais projetos, o premiado curta-metragem A História Real (2001) e os documentários Os Melhores Anos de Nossas Vidas (premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, 2003), Sempre no Meu Coração (premiado pelo concurso DocTV de 2006), Fiel (finalista no Prêmio Sesi Cinema de 2009) e Homem Centenário (2010).

Tamirys O´hanna

Já no dia 30 de setembro, contaremos com a presença da atriz cubatense Tamirys O´hanna em um bate-papo com Kamilli Semenov sobre Jovens talentos do audiovisual: da Baixada Santista para o Mundo.

Enquanto atriz, Tamirys se formou pelo curso profissionalizante de atores do grupo Teatro do Kaos, patrocínio Petrobras. Cursou Escola de Arte Dramática (EAD/USP) e recentemente, integrou o musical Gabriela Cravo e Canela com direção de João Falcão.

A Mulher do Gordo, Ensaio Sobre a Angústia, Vão, Exit, A Falecida, são só alguns dos muitos projetos que participou como atriz.

Coordenou os coros do espetáculo musical: Um Porto Para o Mundo, que foi considerado o maior espetáculo de rua de Portugal. 

Kamilli Semenov

Participará também no bate papo Jovens talentos do audiovisual: da Baixada Santista para o Mundo, que acontece dia 30 de setembro, a produtora Kamilli Semenov

Desde os 16 anos inserida no mercado de trabalho audiovisual, hoje, com 22 anos de idade e graduada em cinema, carrega experiências ministrando workshops, produzindo cobertura de eventos, campanhas publicitárias, curtas, médias e longas-metragens. Atuou 1ª assistente de direção em “SÓCRATES”, filme brasileiro que disputou vaga no Oscar 2020 e autora da websérie “SAMBAÊ”, projeto contemplado no 5º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos.

Audrey Duarte

Para o dia 30 de setembro, das 15h às 18h, temos a oficina “Direção de Arte no Cinema Brasileiro – Antes, Hoje e..” onde Audrey Duarte aborda pontos como o papel da Direção de Arte no cinema e as fases de produção. 

Já no dia 6 de outubro, das 15h às 18 horas, Audrey fala sobre os fatores mercadológicos, técnicas de análise e planejamento estratégico no desenvolver de peças audiovisuais. Tudo isso na oficina “Marketing do Audiovisual“!

Audrey é doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista – SP (UMESP) e mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos – Unisantos.

Desde 1989, atua profissionalmente na área de comunicação com ênfase em Design, Marketing Estratégico e Criação Publicitária.

Atualmente, é docente na Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde ministra aulas de “Relações de Mercado”, “Relações de Consumo” e “Linguagem Publicitária” para o curso de Publicidade e Propaganda e aulas de “Design Thinking” para o curso de Produção em Multimídia. 


SOBRE O 5º SANTOS FILM FEST

O 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é organizado pelo CineZen Cultural, coordenado por André Azenha e Paula Azenha, tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos e apoios da Videocamp, Sesc Santos, UniSantos, Associação dos Artistas e Histórias do Cinema.

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, maior evento do gênero no litoral paulista tendo em vista os problemas causados pela pandemia e após conversa com os realizadores que inscreveram filmes este ano, decidiu realizar sua quinta edição de maneira totalmente online. O festival ocorrerá de 29 de setembro a 6 de outubro. A maioria dos filmes será disponibilizada gratuitamente na plataforma www.videocamp.com. Alguns filmes poderão ser conferidos no canal do festival: https://www.youtube.com/channel/UCRthAvul62ZRzaoGgA9DGbw. Serão quase 70 produções exibidas, entre curtas e longas-metragens, inéditos e de mostras retrospectivas.

Inicialmente, o festival celebraria os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro. Mas com o desmonte da cultura e, consequentemente, do cinema, e a paralização de grande parte da produção audiovisual do país em virtude da pandemia, o tema passa a ser “De Retomada à Retomada: Resistiremos!”

HOMENAGEADOS

Em virtude disso, uma das produções clássicas exibidas será “Lamarca”, filme de 1994 dirigido por Sergio Rezende e estrelado por Paulo Betti. “Sabíamos que, naquele momento, éramos a única equipe filmando no Brasil”, relembra Paulo. Tanto Paulo quanto Sergio receberão homenagens do festival.

Paulo receberá o Troféu Luciano Quirino. De sua carreira cinematográfica, além de “Lamarca” (1994), serão exibidos “Cafundó” (2005), dirigido por Paulo e Clóvis Bueno, e “A Fera na Selva” (2017), estrelado e dirigido por Paulo ao lado de Eliane Giardini e Lauro Escorel. Este último filme foi um dos destaques na edição de 2018 do Santos Film Fest. Cada um dos três longas terá uma sessão, cujas data e horário serão anunciadas nos próximos dias.

Sergio Rezende será homenageado por sua trajetória como diretor e por sua contribuição ao cinema nacional. Ambos participarão de lives no dia da abertura, 29 de setembro, bem como a diretora e atriz Julia Katharine, que receberá o Troféu Ondina Clais.

“Paulo tem uma longa carreira e uma ligação especial com Santos, trabalhou junto de grandes artistas do município. Sergio filmou biografias de nomes importantes da nossa história, E Julia é das cineastas e artistas de cinema de mais destaque da nova geração. Assim celebramos profissionais de destaque de diferentes épocas”, ressalta André.

Julia KatharIne a primeira mulher transexual com um filme lançado em circuito comercial, com seu trabalho em “Tea For Two”. O curta conta a história de Silvia, uma cineasta que passa por um momento de crise e é surpreendida pela ex-esposa, Isabel. Além do roteiro e direção, Julia atua na obra como a personagem Isabela.  “Lembro Mais dos Corvos” é o longa que estrelou e roteirizou em parceria com o diretor Gustavo Vinagre. Por sua atuação no filme, a atriz recebeu na Mostra de Tiradentes de 2018 o troféu Helena Ignez, que é dedicado a mulheres atuantes em quaisquer funções criativas. O filme recebeu o Prêmio Humanitário no 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em 2019. Julia esteve presente no festival para sessão dupla das duas produções. Ambos os trabalhos serão exibidos na programação.

Dia 29 de setembro, uma terça-feira, depois das 19h, nas redes sociais do evento, a abertura será uma superlive com as presenças dos três homenageados mais os atores Luciano Quirino e Ondina Clais, respectivamente padrinho e madrinha do festival.

Outras informações em www.santosfilmfest.com, www.facebook.com/santosfilmfest, www.instagram.com/santosfilmfest e no canal https://www.youtube.com/channel/UCRthAvul62ZRzaoGgA9DGbw.

Programação completa: https://santosfilmfest.com/programacao-2020/programacao/.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: