WORKSHOPS E BATE-PAPOS DO 3º SANTOS FILM FEST

O 3º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos divulga a lista de filmes selecionados e convidados para a programação que ocorrerá de 28 de agosto a 5 de setembro em mais de 14 espaços de Santos: Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Cine Arte Posto 4, Cine ZN, Cinescola Querô, Museu da Imagem e do Som de Santos, Cinemateca de Santos, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, São Judas Campos Unimonte, Estação da Cidadania, Instituto Arte no Dique, Open House Idiomas, Shopping Pátio Iporanga e Sesc Santos.

Nesta edição, o projeto organizado por André Azenha e Paula Cagnani abordará os temas “Qual Mundo Desejamos?”, tendo em vista a necessidade de reflexão e debate em torno questão fundamentais como inclusão, tolerância, diversidade, respeito às diferenças, partindo dos 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU, e “Maratone com a gente no cinema”, entendendo a importância do cinema como espaço para reunião de pessoas, de troca de ideias, visões de mundo, ferramenta para a promoção da cultura, da educação.

WORKSHOPS E BATE-PAPOS

O Santos Film Fest terá, novamente, uma série de workshops e bate-papos com profissionais de cinema, sempre gratuitos. A programação busca promover a capacitação profissional para o mercado cinematográfico, mas especialmente instigar a reflexão, o pensamento, o debate acerca de temas contemporâneos e a utilização do cinema como importante ferramenta de educação.

Nos dias 3 e 4 de setembro, na Estação da Cidadania, ocorre o “Workshop sobre Cinema e Direitos Universais da Criança”, promovido por Cristina Mekitarian, coordenadora do coletivo edUc21, que trabalha para fomentar o conhecimento sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Criança através do estudo dos filmes de animação da coleção canadense Direitos do Coração, da National film Board of Canada. A ação é em parceria com o Consulado Geral do Canadá. “Realizaremos duas ações importantes pela difusão dos Direitos Universais da Criança. Com os filmes da ‘Coco’, ‘Para ver o Mundo’ e ‘Por que?’, capacitaremos crianças – entre 5 e 17 anos –, professores e educadores. Tanto a capacitação de crianças quanto a de professores será realizada por meio da análise imagética dos filmes – cada qual adequado ao seu público –, para reflexão frente à convergência com os correspondentes artigos da Convenção. Além disso, os participantes multiplicadores, professores e educadores, em grupo, produzirão filmes – de 1 a 3 minutos, com o uso de celulares, em gravação contínua e sem cortes – para representarem sua expressão no que se refere aos Direitos Universais da Criança estudados. Democraticamente, os participantes elegerão um dos filmes produzidos, e o grupo correspondente realizará uma atividade de uma hora com as crianças de escolas públicas da cidade de Santos, com as quais o edUc21 estará. Estas crianças, por sua vez, além de refletirem conosco sobre os conteúdos dos filmes estudados, produzirão desenhos para expressarem seus direitos, e as imagens irão compor um mural desta expressão”, explica Cristina.

Cristina Mekitarian fundou, coordena e desenvolve as atividades educacionais do coletivo edUc21 que também realiza o projeto canadense “Direitos do Coração”, com o apoio do Consulado Geral do Canadá de São Paulo. Possui experiência na elaboração de metodologia, conteúdo e implementação de projetos educacionais. Acumula habilidade no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, com expertise na área editorial, coordenando equipe de produção editorial. Bacharel em Física e licenciada em Física e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Física Experimental do Estado Sólido pela Universidade de São Paulo, com carreira consolidada no âmbito educacional em escolas particulares da Educação Básica e do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação). Atualmente, como Coordenadora Educacional da Escola de Gestão Automotiva, é responsável pela produção de conteúdo e elaboração da metodologia EGABrasil. Sua oficina será realizada nos dias 3 e 4 de setembro, na Estação da Cidadania.

A programação formativa do Santos Film Fest contará também com: o curso de desenho “Superman 80 Anos”, ministrado por Emílio Baraçal no Shopping Pátio Iporanga, em 1º e 2 de setembro, sempre das 16h ás 19h; “O Cinema Musical em Hollywood”, com Waldemar Lopes na Open House Idiomas, em 1º de setembro, das 10h às 12h e de 14h às 16h; as oficinas formativas Marketing Cultural, tire sua ideia do papel”, com Felipe Seguro e Marcos V. do Santos (Selo Criativo); e na São Judas Campus Unimonte, as oficinas de Fotografia, Introdução à Edição, introdução a Captação de som, Introdução a Animação e introdução à Linguagem Audiovisual. Detalhes sobre as inscrições, dias e horários destas oficinas, no site www.santosfilmfest.com.

Ismael Xavier. Crédito da foto: Luis Andrade.

Na São Judas Campus Unimonte rolam os bate-papos “Distribuição de filmes no Brasil”, com representantes de distribuidoras, 3 de setembro, 10h, e “Produção Independente de filmes no Brasil”, com cineastas Diego da Costa (“Os Caubóis do Apocalipse”) e Bia Fioretti (“Nascer nas Prisões”), 4 de setembro, 10h.

Na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues, em 1º de setembro, 17h, acontece o bate-papo “Representatividade na Cultura Pop: Filmes, Séries e Quadrinhos”, com a pesquisadora e colaboradora do site Minas Nerds, Dani Marino, Claudio Roberto Basílio (um dos organizadores da Santos Comic Expo) e mediação de Sarah Campos (blog Sahssaricando). Uma hora antes tem abertura da exposição homônima, que reúne mais de vinte artes feitas por quadrinistas de todo o Brasil, com curadoria de Renatinho Santos.

Na Cinescola Querô ocorrerão dois bate-papos: terça, 4 de setembro, das 16h às 18h, “Animação no Brasil”, com Marcelo de Moura, produtor e diretor do premiado Lightstar Studios. E quarta, 5 de setembro, das 10h às 12h, “Mulheres no Audiovisual”, com a cineasta Maristela Bizarro e mediação de Suzane Frutuoso (plataforma Mulheres Ágeis).

 

LANÇAMENTOS DE LIVROS

 

O festival contará com dois lançamentos de livros seguidos de bate-papos com seus respectivos autores, no Sesc Santos. Quarta, 29 de agosto, 19h, “Cinema Explícito”, de Rodrigo Gerace; e quinta-feira, 30 de agosto, no mesmo horário, “Sétima Arte: O Culto Moderno”, de Ismael Xavier, com mediação de Adilson Mendes.

 

Ismail Xavier é um dos mais importantes teóricos e professores de crítica e história do cinema brasileiro. Esta edição conta com uma nova introdução do autor, além de comentários atuais à luz da evolução do cinema e da crítica, que se somam à versão integral do estudo pioneiro publicado em 1978, que aborda a consolidação do cinema como forma de arte e de que forma a estética cinematográfica se transformou em uma linguagem artística fundamentalmente moderna.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

QUARTA-FEIRA I 29 DE AGOSTO

 

19h –  Sesc Santos – Auditório

Lançamento do Livro Cinema Explicito e bate-papo com o autor Rodrigo Gerace.

20h – São Judas Campus Unimonte

Bate-papo Santistas do Mundo com Rubens Ewald Filho e Luciano Quirino. Mediação Waldemar Lopes

 

 

 

QUINTA-FEIRA I 30 DE AGOSTO

19h – Sesc Santos

Lançamento do Livro Sétima Arte: O Culto Moderno e bate-papo com Ismael Xavier e Adilson Mendes

 

SÁBADO I 01 DE SETEMBRO

10h às 12h – Open House Idiomas

Workshop O Cinema Musical em Hollywood, com Waldemar Lopes

14h às 16h – Open House Idiomas

Workshop O Cinema Musical em Hollywood, com Waldemar Lopes

16h – 18h Shopping Pátio Iporanga

Oficina de desenho – Superman 80 anos com Emilio Baraçal

17h – Gibiteca de Santos

Bate-papo – Representatividade na Cultura pop – Cinema, séries e quadrinhos, com Dani Marino, Claudio Roberto Basílio (Santos Comic Expo) e mediação de Sarah Campos

 

 

 

DOMINGO I 02 DE SETEMBRO

Oficina de desenho – Superman 80 anos com Emilio Baraçal

16h –  Sesc Santos – Auditório

 

 

 

SEGUNDA-FEIRA I 03 DE SETEMBRO

10h – São Judas Campus Unimonte

Bate-papo Distribuição de filmes no Brasil. Presença de representantes de distribuidoras.

14h às 18h – Estação Cidadania

Workshop sobre cinema e difusão dos Direitos Universais da Criança para educadores, ministrada por Cristina Mekitarian e promovida pela Embaixada do Canadá e Conselho Nacional de Filme do Canadá (NFB/ONF).

Vagas limitadas.

 

 

TERÇA-FEIRA I 04 DE SETEMBRO

10h – São Judas Campus Unimonte

Bate-papo Produção Independente de filmes no Brasil, com cineastas Diego da Costa (Os Caubóis do Apocalipse) e Bia Fioretti (Nascer nas Prisões)

10h –  Estação Cidadania

Workshop sobre cinema e difusão dos Direitos Universais da Criança para estudante, ministrada por Cristina Mekitarian e promovida pela Embaixada do Canadá e Conselho Nacional de Filme do Canadá (NFB/ONF).

Vagas limitadas.

16h ás 18h –  Cinescola Querô

Bate-papo Animação no Brasil com Marcelo de Moura, produtor e diretor da Lightstar Studios

 

QUARTA-FEIRA I 05 DE SETEMBRO

10h – Cinescola Querô
Bate-papo “Mulheres no audiovisual”, com Maristela Bizarro (cineasta), mediação de Suzane Frutuoso (Mulheres Ágeis)

 

Também acontecerão as seguintes oficinas: Oficina Marketing Cultural, tire sua ideia do papel, com Felipe Seguro e Marcos V. do Santos (Selo Criativo), e ainda na São Judas Campus Unimonte, as oficinas de Fotografia, Introdução à Edição, introdução a Captação de som, Introdução a Animação e introdução à Linguagem Audiovisual.

ENDEREÇOS:

– Cine Arte Posto 4 | Av. Vicente de Carvalho, Gonzaga, próximo ao canal 3.
– Cine Roxy 4 | Av. Ana Costa, 465, Pátio Iporanga, Gonzaga.
– Cine Roxy 5 | Av. Ana Costa, 443, Gonzaga.
– Cine ZN | Av. Afonso Schmidt, s/n, Areia Branca, no Centro Cultural da Zona Noroeste.
– Cinemateca de Santos | Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande.
– Cinescola Querô | Praça Rui Ribeiro Couto, s/nº, Vila Nova.
– Estação da Cidadania/Fórum da Cidadania | Av. Ana Costa, 340,  Campo grande.
– Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes | Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Posto 5, Boqueirão.
– Instituto Arte no Dique | Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube.
– Museu da Imagem e do Som de Santos | Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias.
– Open House Idiomas | Rua Clay Presgrave do Amaral, 15, Gonzaga.
– São Judas Campos Unimonte | Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias.
– Sesc Santos | Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.
– Shopping Pátio Iporanga | Av. Ana Costa, 465, Gonzaga.

3º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos é realizado por CineZen Cultural. Tem co-realização da Prefeitura de Santos, patrocínio da Nita Alimentos, parcerias do Cine Roxy, São Judas Campus Unimonte, Orvalho Filmes, apoios institucionais de TV Tribuna (afiliada Globo), Videocamp, Vitrine Filmes. Ibis Valongo, Ibis Budget e Shopping Pátio Iporanga, e apoios de Imagem Filmes,Total Filmes, Instituto Querô, Associação dos Artistas, Cine Art Filmes, Paris Filmes, Open House Idiomas, Estação da Cidadania, Cinemateca de Santos, Embaixada da Suécia, Instituto Arte no Dique, Santos Comic Expo, Institut Français, Cinemateca Francesa, Ambassade De France, Consulado Geral do Canadá, Selo Criativo, Vídeo Paradiso, Shake Burger, Costa da Mata Atlântica CVB, Sesc Santos, ONG Empresto Minhas Pernas, restaurantes Babbo Américo, Lê Lis, Elo Gastronomia e Padaria Nova Princesa. Maiores informações: www.santosfilmfest.com, www.facebook.com/santosfilmfest e https://www.youtube.com/channel/UCRthAvul62ZRzaoGgA9DGbw.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: